Lideranças Karipuna de Rondônia solicitam à Funai reforço do combate a invasões de áreas indígenas
Durante a reunião, os indígenas relataram que já fizeram inúmeras denúncias sobre invasões da Terra Indígena Karipuna nos últimos anos
Lideranças do povo Karipuna de Rondônia solicitaram nesta quinta-feira (30) à Presidência da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) o reforço da atuação do órgão nas áreas indígenas do estado, bem como a ampliação do combate a ilícitos. As demandas foram recebidas pela titular da pasta, Joenia Wapichana, na sede da instituição, em Brasília.
Durante a reunião, os indígenas relataram que já fizeram inúmeras denúncias sobre invasões da Terra Indígena Karipuna nos últimos anos. “Estamos muito preocupados, principalmente com os parentes isolados que vivem no nosso território. Os invasores estão avançando. Estamos cercados por grileiros”, alertou André Karipuna.
Na oportunidade, a presidenta da Funai reforçou o compromisso com a proteção territorial e garantia de direitos dos indígenas. Devido às limitações orçamentárias e de pessoal, a ideia é firmar parcerias com outros órgãos e entidades que permitam ampliar o alcance das ações.
“A Funai está tentando se reerguer aos poucos. Até o ano passado, a instituição vinha atuando contra os indígenas. Agora vivemos um novo momento. Temos muito a corrigir. Estamos revisando os processos e tentando avançar para dar respostas aos indígenas em breve”, afirmou Joenia Wapichana.
Os impactos à comunidade ocasionados pela construção de uma hidrelétrica também entraram na pauta. Pela Funai, participaram da reunião servidores da Diretoria de Proteção Territorial (DPT) e da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS). Representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) acompanharam as discussões.
MPF requer que Supremo reconheça repercussão geral de julgamento sobre obrigatoriedade de ponto eletrônico no SUS
PGR defende que discussão tem relevância política, social e jurídica e envolve o direito fundamental à saúde
Produção do show da banda Roupa Nova anuncia setor com open bar e food e camarotes empresariais
O evento será no dia 26 de maio, na Talismã 21. Vendas ocorrem online e presencial
Ex-presidente da Caixa vira réu por assédio a funcionárias do banco
Ação penal contra Pedro Guimarães tramita sob sigilo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook