Luís do Hospital apresenta projetos que beneficiarão pessoas em tratamento com medicamentos à base de canabidiol
Proposição também apresenta possibilidade de pagamentos digitais
O deputado estadual Luís do Hospital (MDB) apresentou, durante sessão ordinária da última terça-feira (21) na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), projetos de lei que beneficiam a saúde e a forma de pagamentos de tributos estaduais.
No primeiro caso, o projeto de lei prevê o fornecimento gratuito pelo estado, de medicamentos derivados à base de canabidiol, em associação com outras substâncias canabinóides, incluindo o tetrahidrocanabidiol, nas unidades de saúde pública estadual e privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Por meio do projeto apresentado, o deputado estadual indicou ainda a realização de políticas públicas de debate para fornecer informação sobre o uso do medicamento à população em geral.
O deputado também apresentou projeto de lei que garante à população do estado a possibilidade e o direito de realizar pagamentos de formas digital, como pix, cartão de débito e crédito, para quitação de débitos de natureza tributária e não tributária.
O parlamentar acredita que a aprovação desses projetos de lei garantirá conquistas significativas para os rondonienses. “A bancada parlamentar é o lugar onde devemos apresentar as necessidades da população por meio de soluções. Sei da importância de cada projeto de lei que apresentei ao parlamento e espero conquistarmos as aprovações para o benefício, especialmente dos pacientes que fazem tratamento de doenças ou alterações neurológicas", afirmou o deputado.
Canabidiol no Brasil
No Brasil, desde 2015, quando a Anvisa autorizou a importação dos produtos, os pedidos vêm aumentando ano a ano, sendo que somente em 2021 mais de 40 mil solicitações foram registradas, segundo informações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol já é uma realidade. A Lei 17.618/2023, que garante essa conquista, foi sancionada em 31 de janeiro de 2023, pelo atual governo.
A aprovação do projeto de lei em Rondônia colocará o estado em destaque na conquista do tratamento para pessoas com autismo, com síndromes raras, idosos com Parkinson, epilepsia, Alzheimer, entre outras que precisam das medicações.
Deputado Delegado Camargo cobra posição do governador Marcos Rocha sobre invasões de terra no Estado
Parlamentar quer saber plano de enfrentamento à movimentos de invasores que estão crescendo em todo o estado
Mantida legislação elaborada pelos deputados sobre troca de medidores de energia
Lei 4659 foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 2019
Bolsonaro devolve joias e armas presenteadas pelo governo saudita
Objetos foram entregues à Caixa nesta sexta-feira
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook