Lula é alternativa para o Brasil

Sociólogo Emir Sader analisa a agenda que o ex-presidente Lula terá nesta semana em Brasília. "Lula não é uma alternativa para a esquerda, nem para forcas de centro e de direita. Lula é a alternativa para o Brasil, como país, como nação", afirma

Emir Sader
Publicada em 03 de maio de 2021 às 10:24
Lula é alternativa para o Brasil

A viagem do Lula a Brasília é o reencontro do maior líder político brasileiro com a cidade desde que ele realizou o melhor governo que o Brasil já teve. Mas é também o reencontro do Lula com as forças políticas órfãs de condução política, pelo fracasso e o abandono de qualquer perspectiva de direção política por parte do governo atual. Lula se encontrará com lideranças de partidos de esquerda, de centro e de direita, com alguns dos quais ele governou e com outros desorientados, à busca de um horizonte para seus partidos.

Enquanto isso, cada vez mais formadores de opinião, alguns que já foram freneticamente antipetistas, como Reinaldo Azevedo e Felipe Neto, entre outros, outros mais moderados no passado, aderem ao Lula como única perspectiva de reconstrução do país, diante da catástrofe humanitária, econômica, social e política em que se encontra o Brasil.

Como alguns já disseram, não dá para comparar o que Lula representa para o país e o que pode representar o Bolsonaro. Este chegou para destruir o que havia sido construído e restava ainda de democracia, de Estado, de credibilidade política da presidência, de convivência minimamente harmoniosa entre os três poderes da república. Destruiu o que ainda restava de processo econômico, mediante posturas erráticas, entre privatização e dilapidação das agências estatais.

Em meio à pandemia e a mais de quatrocentos mil mortos, fica mais evidente que o governo atual não tem mais nada a dar ao país, qualquer que seja o ponto de vista de quem o olhe. Resta o apoio da lumpen burguesia, que se interessa apenas na liquidação das empresas estatais a preços baratos e os evangélicos fanáticos, a quem o discurso do Bolsonaro atende.

Quem olhe o Brasil do ponto dos seus interesses gerais, só pode se desesperar. Mesmo quem adere à perspectiva do retorno do Lula, não pode senão desesperar ao tentar imaginar  o que será do Brasil em prováveis 20 meses mais do governo atual. Quantos milhares de mortos a mais? Quanto mais profunda ainda a depressão econômica? Quantos milhares de empregos mais perdidos? Quanto maior a degradação da imagem do Brasil no mundo? Quanto maior a desmontagem do Estado brasileiro? Quanto maior a deterioração da convivência política entre as diferentes forças políticas e seus distintos pontos de vista?

É nesse cenário que Lula aparece não como alternativa da esquerda, não como alternativa de um conjunto de forças políticas, mas como a única alternativa de reconstrução e de salvação do Brasil. Além de tudo o que o Lula já deu ao país, com seu governo profundamente virtuoso, ao governar para todos, privilegiando os que têm menos, projetando uma imagem de prestígio do Brasil no mundo, hoje o Lula representa a antítese do Bolsonaro.

Se Bolsonaro trata de desmontar o Estado brasileiro, Lula representa a possibilidade de recompor o Estado, recuperando sua legitimidade diante dos brasileiros, resgatando sua capacidade de nortear a direção da retomada do crescimento econômico, da geração de empregos, da recolocação em pratica das políticas sociais, que mais combateram o mais problema do Brasil – as desigualdades sociais.

Se Bolsonaro trata de afirmar um poder autoritário, que não buscar conviver com as forças que diferem do seu ponto de vista, nem partidos, nem o Congresso, nem o Judiciário, Lula mostrou como tem capacidade de reafirmar a convivência com todos os poderes da república, com o Congresso, com todos os partidos.

Se Bolsonaro tomar a mídia como sua inimiga frontal, Lula tem a capacidade de conviver democraticamente com a mídia, mesmo com aquela que sempre o tomou como adversário frontal. Lula sabe conviver com as diferenças, com a diversidade, com distintas forças e pontos de vista.

Lula chega a uma Brasília devastada politicamente por um governo que não governa, por um presidente que não conversa, por um sistema político capenga, que oscila entre resistir ao governo ou aderir sem projeto algum de país. Lula recuperou seus direitos políticos diante de um Brasil que pede, desesperadamente, para ser resgatado, para ser reorientado na perspectiva de voltar a ser uma nação, um país democrático, uma economia voltada para o crescimento e o atendimento das necessidades de todos. 

Um país que pede encarecidamente a volta de criação de milhões de empregos com carteiras de trabalho assinadas. Que suplica pela recuperação da imagem – tão degradada pelo presidente atual – do Brasil no mundo, pela retomada das relações amistosas e de colaboração com os países vizinhos.

Um Brasil que pede para voltar a ter um Presidente da República digno desse nome, com a dignidade e o respeito que esse cargo implica.

Por tudo isso, Lula não é uma alternativa para a esquerda, nem para forcas de centro e de direita. Lula é a alternativa para o Brasil, como país, como nação.  

Emir Sader

Colunista do 247, Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Gildo Macedo 04/05/2021

    Efetivamente, o ex-presidente Lula não deveria retornar ao poder. Por outro lado, que Deus nos livre do atual genocida mundialmente execrado. Como o Brasil é considerado um país de analfabetos (vide os ruminantes Negro, Altemir Roque e Rossini), há o risco de essa gentalha estúpida tentar reeleger o mitório para mais 4 nos de miséria e bandidagem. Esperamos que a CPI tenha êxito, puxando o a descarga para empurrar a milícia para a fossa.

  • 2
    image
    FALEI 04/05/2021

    Nunquinha, na historia desse país!

  • 3
    image
    Negro 03/05/2021

    Sociólogo Emir Sader, você deve está alcoolizado ou fumou bosta de boi. O LULADRÃO não consegue ganhar eleição nem para sindico, pois vai roubar o condomínio. Perde eleição fácil para o Fernandinho Beira Mar e Marcola do PCC que são menos pilantras que o "HOMEM MAIS HONESTO DO BRASIL". Me poupe de suas sandices!

  • 4
    image
    James 03/05/2021

    Lula é uma alternativa de mostrar que o Brasil NÃO é o pais da impunidade deveria se declarar culpado de seus crimes, saqueou o Brasil deixando várias pessoas na miséria, sem saúde (faltam hospitais, exatamente neste momento), dentre outras coisas. visto que esse dinheiro poderia ter sido usado em benefício dos brasileiros. O PT tinha projetos de controle da mídia, e você sabe disso. Logo ou o autor do blog, ganha dinheiro com esquerda, não amadurecei intelectualmente, ou sente afeição por bandido. Sugiro morar um país que tenha características de um governo do PT, a Venezuela é logo ali. Sucesso.

  • 5
    image
    Rossini 03/05/2021

    Acredito que vc vive em outro planeta ou sua faculdade foi composta por professores socialista que ganham para debilitar mentes.

  • 6
    image
    Altemir Roque 03/05/2021

    Considerando i histórico de Lula e Pt, me parece que dizer que Lula é alternativa ao Brasil é o mesmo que dizer o desastre é logo ali. Lula deveria estar na cadeia como muitos outros da espécie, tipo Renan, Juca etc

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

É preciso enterrar o neoliberalismo

É preciso enterrar o neoliberalismo

"Nos Estados Unidos, Biden promove mudanças profundas, com medidas econômicas e sociais que implicarão expansão de US$ 5,4 trilhões nos gastos nesta década. No Brasil, a agenda econômica segue interditada pelo ideário austericida que aprofunda a crise e amplia as desigualdades", escrevem o ex-ministro Alozio Mercante e o sociólogo Marcelo Zero

Hora de partir para a jugular!

Hora de partir para a jugular!

Para o economista Paulo Nogueira Batista Jr, "o governo está cambaleando e corre realmente o risco de não chegar até o fim do seu mandato". "Bolsonaro vive o seu pior momento", afirma o colunista, ressaltando, porém: "Não vamos nos enganar, entretanto. O governo não está morto!". "Por isso, é que digo e repito: é hora de partir para a jugular!"

Perfil rondoniano em 2171

Perfil rondoniano em 2171

Já na Rondônia de 2171 o governador, sargento José Rocha Santos e seu vice Dr. João Lima Cassol Chaves mandaram prender o professor