Magistrados que foram presidentes da OAB são homenageados
"Estamos prestando esta homenagem, em reconhecimento ao trabalho da OAB Rondônia e dos seus ex-presidentes e do atual presidente, pela contribuição à sociedade rondoniense ao longo de 45 anos de instalação da Ordem"
Os desembargadores Hiram Marques e Fouad Darwich Zacarias (in memorian), magistrados que já foram presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia, foram homenageados junto com todos os ex-presidentes da OAB pela Assembleia Legislativa de Rondônia. A sessão solene, proposta pelo deputado Marcelo Cruz (PTB), em alusão aos 45 anos de instalação da instituição no Estado, ocorreu na tarde de quinta-feira, 28, no Plenário “Deputada Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos”, na ALE.
"Estamos prestando esta homenagem, em reconhecimento ao trabalho da OAB Rondônia e dos seus ex-presidentes e do atual presidente, pela contribuição à sociedade rondoniense ao longo de 45 anos de instalação da Ordem", destacou Marcelo Cruz.
O presidente do TJRO, desembargador Walter Waltenberg, integrou a mesa de honra junto com o deputado estadual Jair Montes (Avante); o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Wilber Coimbra; o subdefensor público geral, Diego Simão; o procurador-geral do Estado, Juraci Jorge; o presidente da OAB/RO, Elton Assis; e o secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Alberto Ribeiro.
O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg, enalteceu a iniciativa de homenagear a OAB, elogiando o avanço da advocacia, sobretudo na preocupação com a tecnologia. Destacou, ainda, o papel da OAB para a formação do Poder. “Quando penso na advocacia de Rondônia eu penso também na fundação do Poder Judiciário, pois as sementes lançadas pelo desembargador Fouad Darwich, homem corajoso, empreendedor, visionário, são os frutos que colhemos hoje na Justiça de Rondônia”, destacou.
Homenageados do TJ
Entre os agraciados foi enregue a Medalha do Mérito Legislativo ao ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Rondônia, no período de 1995-1997, 1998-2000 e 2001-2003, Hiram Souza Marques.
Hiram Marques foi advogado militante em Rondônia, desde 1983, atuando, ainda, como professor universitário. Foi nomeado pelo 5º Constitucional para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, onde atuou como corregedor-geral.
Também foi concedida a Medalha do Mérito Legislativo _in memorian_ ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia, no período de 1974 a 1979, Fouad Darwich Zacarias, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia, à advocacia e ao fortalecimento do estado democrático de direito, no ano que a OAB/RO completa 45 anos de sua instalação no Estado de Rondônia.
Nascido em 23 de agosto de 1921, em Belém-PA, Fouad Darwich Zacarias se formou na Faculdade de Direito de Belém e é um dos fundadores da OAB/RO, dedicando 35 anos de sua vida à advocacia rondoniense. Chegou a Porto Velho no começo de 1952, atuando como advogado e, no ano de 1980, foi nomeado procurador do então Território Federal de Rondônia. Em 1982, passou a integrar o Poder Judiciário de Rondônia, sendo o seu primeiro presidente, se dedicando à criação e instalação do Judiciário.
O juiz da Vara de Execuções Penais de Porto Velho, Bruno Darwich, neto do homenageado, recebeu a honraria em nome da família e fez um breve pronunciamento dignificando o compromisso da Casa de Lei com as instituições democráticas.
"É com muita honra que venho a esta tribuna representar o meu querido avô. Antes de me tornar juiz, tive a honra de atuar como advogado junto com meu pai, Sérgio Darwich. Os dois me ensinaram tudo. Me ensinaram muito. Esta homenagem é um recado à população, no sentido de não aceitarmos ataques à nossa democracia. E o chamado é que a Ordem se posicione, antes as opiniões cada vez mais ferozes de uma parte da sociedade, que parece querer retroceder, querer perder o que foi construído a ferro e fogo".
Secretário de Estado da Educação e Chefe da Casa Civil não comparecem a reunião acordada com o Sintero
A reunião estava marcada para às 10h, na Seduc. A Direção do Sintero compareceu com antecedência no local e aguardou por atendimento até às 11h30 da manhã
Homem que levou tiro no braço disparado pela polícia ganha indenização do Estado
Segundo o processo, policiais militares tentaram incriminar a vítima alegando que esta estaria armada e ameaçando pessoas, mas nada foi comprovado
Definidos novos integrantes do Conselho Superior do MP-RO
Os eleitos entrarão em exercício a partir do dia 2 de janeiro de 2020
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook