Mais de 10 mil animais são vacinados contra a raiva
Ação ocorreu em 24 pontos do segundo distrito
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou no sábado (18), a Campanha de Vacinação Antirrábica, com a imunização de mais de 10 mil cães e gatos. A ação aconteceu em 24 pontos, entre escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e comunidades religiosas do segundo distrito do município.
No total, foram vacinados 10.176 animais, entre cães e gatos. No dia 2 de outubro, a Campanha de Vacinação será realizada no primeiro distrito, com os pontos de vacinação sendo definidos nos próximos dias. A vacina contra a raiva é destinada para cães e gatos com idade a partir dos quatro meses.
“A vacinação dos cães e gatos é a única maneira de garantir a prevenção em animais e nos humanos. A raiva é uma doença perigosa, que pode ser transmitida aos seres humanos e que não tem cura. Quando vacinamos os cães e gatos, garantimos que a doença não seja transmitida para a população”, explicou Vanda Aparecida Basso, diretora da UVZ de Ji-Paraná.
Após a conclusão da campanha nos distritos de Ji-Paraná, a ação deverá ser realizada também na Zona Rural do Município. Segundo a direção da UVZ, a expectativa é de que cerca de 30 mil animais sejam imunizados contra a raiva.
“A primeira dose da vacina deve ser aplicada aos quatro meses de vida e, posteriormente, o animal deve receber o reforço anualmente. Somente assim, podemos afirmar que este animal está protegido contra a raiva”, detalhou Vanda.
Desde 2002, Ji-Paraná não registra nenhum caso de raiva humana. Ou seja, são quase 20 anos sem pessoas infectadas pela doença. A vacinação dos animais é o único meio de manter a raiva longe da população.
Surto de cinomose
A diretora da UVZ de Ji-Paraná também destacou que o município passa, no momento, por um surto de cinomose canina, doença altamente contagiosa que atinge o sistema nervoso e tecidos epiteliais dos cachorros.
Segundo a estimativa da UVZ, até 40% da população canina de Ji-Paraná pode ter sido infectada pela doença que pode provocar sequelas neurológicas nos animais e até mesmo causar a morte dos cães. A cinomose canina pode ser evitada por meio da vacinação contra doenças virais.
“Além da vacina contra a raiva, é importante que os donos vacinem os animais também contra essas outras doenças virais, pois elas são importantíssimas na saúde individual dos animais e também evitam a proliferação de doenças como a cinomose”, afirmou Vanda.
Matéria: Azenir Rosa
Foto: Arquivo Ascom
Vilhena divulga calendário de vacinação e aguarda parecer estadual sobre adolescentes sem comorbidades
Com mais de 10 mil doses disponíveis para vacinação, Vilhena recebeu carregamento nesta semana
MP obtém inconstitucionalidade de lei que extinguiu 11 unidades de conservação no Estado
A decisão foi concedida, por maioria, pelo Tribunal Pleno, em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), proposta pela Procuradoria-Geral de Justiça
Google vence blogueiro Allan dos Santos na Justiça e não reativa seu canal no YouTube
O blogueiro de extrema-direita usou seu canal pessoal do YouTube para fazer transmissão depois que o Terça Livre foi removido da plataforma
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook