Mais de 300 produtores são beneficiados com a distribuição de 15 mil mudas de castanha-do-Brasil
A castanha-do-brasil é um fruto altamente proteico que beneficia famílias produtoras, seja com o consumo ou comercialização
Além das 15 mil mudas distribuídas, a Sedam recebeu ainda mais 4.986 mudas por compensação
Em setembro do ano passado, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) deu início aos primeiros passos rumo à produção da Castanha-do-Brasil, fruto com alto teor proteico encontrado na floresta amazônica. A secretaria foi responsável pela criação do projeto Plante Castanha para incentivar a produção no Estado.
O coordenador de Florestas plantadas da Sedam, Ari Valdir, explica que o projeto iniciou com a plantação das primeiras sementes no ano passado. Após o período de germinação e adaptação, as mudas estavam prontas para serem doadas.
“Em pouco tempo do projeto tivemos resultados significantes. Nessa primeira etapa tivemos a doação de 15 mil mudas, beneficiando mais de 300 produtores e cerca de 150 hectares atingidos”, destacou o coordenador.
Ele afirma ainda que o fruto é de essencial importância para as famílias produtoras, pois maioria usa para consumo próprio e da família. “Quando o produtor procura a Sedam, ele assina um Termo de Compromisso e precisa comprovar qual a finalidade da muda que recebe da Secretaria. Seja para o consumo, ou para a venda”, ressaltou.
O coordenador explica, também, que a Sedam recebe mudas através de compensação, onde empresas, pessoas físicas ou produtores utilizam a madeira da castanha, quando está em estado avançado, ou por queda, entre outros pontos.
“Aquela castanheira que morreu, ou que está colocando em risco propriedades rurais, é utilizada por empresas ou pessoas físicas, e, através da compensação, estas empresas nos entregam 10 mudas que serão doadas para o plantio. Ao todo já recebemos 4.869 mudas de castanhas. Desse total 3.618 foram distribuídas, restando apenas 1.251 mudas que agora estão sob a responsabilidade da Secretária de Estado da Agricultura (Seagri)”, afirmou Ari Valdir.
De acordo com o secretário adjunto da Sedam, Edgar Menezes Cardoso, este ano a Seagri passou a ser responsável pelo projeto Plante Castanha, criado inicialmente pela Sedam. O secretário explica que a mudança é para alavancar a produção. “A Sedam criou esse projeto visando assegurar a segurança alimentar rural e a comercialização. Agora quem vai dar continuidade a esse trabalho é a Seagri , seja na administração do projeto, ou na distribuição de mudas”, concluiu o secretário adjunto.
Prefeitura realiza manutenção e reforma de escolas durante o período de férias
Secretário Municipal de Educação visita escolas, acompanha reformas e recebe demandas
Sindicatos unificados solicitam audiência pública com deputados estaduais de Rondônia para discutir sobre a Reforma da Previdência do Estado
Os sindicatos tiveram acesso a Minuta da proposta de Reforma da Previdência em Rondônia e, desde o início do ano, têm se reunido para apontar estratégias em conjunto, em defesa da previdência dos servidores públicos estaduais
Deputado Anderson Pereira lamente morte do amigo de farda policial penal Juraci Duarte
Exames indicaram que o policial penal havia sofrido um AVC isquêmico e teve seu cérebro afetado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook