Mantida prisão de motorista acusado de dirigir embriagado e atropelar motociclista
A medida foi adotada para garantir a ordem pública, evitar interferências no processo e prevenir uma possível fuga do acusado
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, indeferiu o pedido de habeas corpus para revogar a prisão preventiva de um motorista acusado de atropelar e matar um motociclista na cidade de Santos (SP), em 29 de dezembro do ano passado, quando dirigia embriagado.
O motorista, preso em flagrante após realizar o teste do bafômetro, teve a prisão convertida em preventiva. A medida foi adotada para garantir a ordem pública, evitar interferências no processo e prevenir uma possível fuga do acusado.
Após impetrar habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e ter negado o pedido de liminar, a defesa alegou perante o STJ que a decretação da prisão preventiva foi genérica e abstrata, sem apontar elementos concretos do processo que a justificassem.
Necessidade de esgotamento da jurisdição de origem
O ministro Herman Benjamin apontou que a matéria não pode ser analisada pelo STJ antes que o TJSP conclua a análise do habeas corpus anterior, o qual ainda não passou pelo julgamento de mérito. Em sua decisão, ele aplicou, por analogia, a Súmula 691 do Supremo Tribunal Federal (STF), que restringe a admissão de habeas corpus contra ato de relator que nega liminar na origem.
Ao indeferir a petição de habeas corpus, o ministro registrou que não há nos autos circunstâncias capazes de autorizar a intervenção antecipada do STJ e que, por ora, é necessário aguardar o esgotamento da jurisdição no TJSP.
Esta notícia refere-se ao(s) processo(s):HC 972775
Corrupção de parte dos arquivos digitais impede seu uso como prova no processo penal
Segundo o processo, houve falha na obtenção de parte dos arquivos digitais colhidos em busca e apreensão, os quais não foram disponibilizados em sua integralidade à defesa
CAARO retorna à sede da OAB Rondônia: Novo marco para a advocacia rondoniense
Unificação dos serviços reforça eficiência, acolhimento e valorização da advocacia
OAB Rondônia abre inscrições para participação nas comissões temáticas da entidade
Comissões são espaços estratégicos que promovem o debate, desenvolvem projetos e fortalecem a atuação da advocacia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook