Máquinas do Governo chegam a Cujubim; trecho crítico de 40 quilômetros da Linha 106 será recuperado

O escoamento da produção rural ganhará mais agilidade após a recuperação do trecho da Linha 106

Paulo Ricardo Leal Fotos: Daiane Mendonça e Paulo Ricardo Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 03 de maio de 2021 às 08:31
Máquinas do Governo chegam a Cujubim; trecho crítico de 40 quilômetros da Linha 106 será recuperado

As máquinas do DER darão início à recuperação do trecho crítico da Linha 106

Um conjunto de máquinas do Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), chegou ao município de Cujubim para recuperar 40 quilômetros da Linha 106, no trecho conhecido como Comunidade do Soldado da Borracha. O serviço irá atender diretamente mais de 400 famílias que após décadas desassistidas puderam presenciar na manhã deste sábado (1), a chegada dos equipamentos para o início mediado das ações emergenciais do projeto “Gestão na Estrada”.

Máquinas como dois tratores escavadeiras (PCs); quatro caminhões; duas motoniveladoras; dois rolos compactadores; retroescavadeira; bem como tubos metálicos, foram deslocados para Cujubim.

O feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, foi de festa para a população de Cujubim. Logo nas primeiras horas da manhã, os moradores do município, distante pouco mais de 220 quilômetros de Porto Velho, presenciaram a chegada das máquinas que ficaram alinhadas logo na entrada da cidade. Toda a ação foi conferida pelo governador do Estado, Marcos Rocha, que fez questão de estar presente. Para a realização do serviço, o Governo irá utilizar máquinas do DER que foram deslocadas de Porto Velho e Ariquemes.

Conforme pontuado pelo governador, “estamos reforçando as obras estruturantes. Existem alguns trechos da Linha 106 que já foram recuperados pela prefeitura. Agora, o Estado através do DER irá atuar em 40 quilômetros. Mais de 400 famílias serão beneficiadas que, atualmente não conseguem se locomover. Estamos trabalhando em todos os cantos do Estado. Precisamos estar juntos e buscando fazer o melhor para a população, buscando novo norte através de novos caminhos para benefício da nossa população”, detalhou.

A definição foi reforçada pelo diretor-geral do DER, Elias Rezende, destacando que serão realizados os serviços de levantamento de greide, instalação de manilhas, conformação e alargamento da via e encascalhamento. Rezende foi enfático ao dizer que todo o serviço que será executado na comunidade do Soldado da Borracha é mais um compromisso firmado pelo Governo para atender a todos os municípios.

O Termo de Cooperação foi assinado entre o governador e o prefeito de Cujubim

O Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e a prefeitura de Cujubim foi assinado pelo governador Marcos Rocha e o prefeito do município, Pedro Fernandes, durante o ato que contou também com a presença  do deputado estadual Jean Oliveira e vereadores da Câmara Municipal de Cujubim. Toda a ação será executada com recursos do Governo no valor de aproximadamente R$ 1 milhão.

O prefeito Pedro Fernandes enalteceu o compromisso do Governo do Estado, enfatizando que é de grande importância, pois o município não tem condições de recuperar o trecho citado, que se encontra muito degradado. “A região dá acesso a Gleba Rio Preto e tem muitas pessoas que vivem naquela localidade. É um momento ímpar que vai trazer mais desenvolvimento para Cujubim e fomentar a agricultura familiar. Quero agradecer ao governador por estar atendendo ao nosso pedido.  A linha 106 todos os anos passa por uma recuperação paleativa, mas esse trecho há anos não recebe atendimento como estará recebendo agora com toda a estrutura do DER. Todo o maquinário se deslocará e fará um serviço definitivo. Esse olhar que o Governo está tendo é muito especial e vai atender muitas famílias com acesso a outras localidades”, finalizou.

ESPERANÇA

O agricultor Adenir dos Santos Macedo (popularmente conhecido na região como Dinamite) faz parte da Associação dos Produtores Rurais e Pecuaristas do Soldado da Borracha (Linha 106). Ele enfatizou que a comunidade vai poder contar com esse trecho da estrada trafegável para o escoamento da produção.

As agriculturas Deisiane e Valdecir destacam a esperança

A agricultura Valdecir de Almeida não escondeu a emoção de finalmente a lama, alagação e outros problemas do trecho da Linha estarem com os dias contados. “Estamos aqui diante de todas essas máquinas e imaginando que ainda hoje elas estarão na nossa comunidade e isso nos traz de volta a esperança de dias melhores e isso irá contribui para o fortalecimento da agricultura familiar”, disse.

A também agricultora Deisiane de Almeida disse que mora há 6 anos naquela região e parabenizou o governador Marcos Rocha pelo compromisso de recuperá-la. “Toda a comunidade está em festa. Já estamos unidos e de braços abertos para receber as máquinas do DER. Será um grande benefício”, resumiu.

Também emocionado, o comerciante Cariri Rubinho, diz que confiou ao Governo de Rondônia a esperança de se tirar décadas de atraso para aquela Comunidade do Soldado da Borracha. “Foram décadas sem crescimento daquele setor por conta das dificuldades. Temos hoje a certeza de que o governador Marcos Rocha irá dar a atenção necessária para a comunidade”, argumentou.

Em outras rápidas palavras, o governador Marcos Rocha também lembrou de projetos que já serão colocados em prática para atender os 52 municípios de Rondônia, “Tchau Poeira” , o “Governo na Cidade” e o “Governo no Campo”, de autoria do Executivo Estadual que atuará de forma conjunta com os municípios no sentido de permitir que as cidades se recuperem mais rápido do impacto causado pela pandemia do coronavírus.

Marcos Rocha determinou o início imediato da recuperação da Linha e chegou a anunciar que outros serviços e melhorias estarão chegando para o município de Cujubim que tem uma população estimada em 26.183 habitantes, conforme projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira a galeria de imagens

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook