Marcos Rogério critica tentativa de politização de mortes por coronavírus
Na opinião dele, diversos fatores levaram ao cenário atual, desde o início da pandemia
Ao se solidarizar com as famílias das mais de 100 mil vítimas fatais do novo coronavírus, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) afirmou, em pronunciamento nesta quinta-feira (13), que é injusto e desumano politizar a questão e buscar a responsabilização de alguém pelo número de mortes no país.
Na opinião dele, diversos fatores levaram ao cenário atual, desde o início da pandemia.
Marcos Rogério afirma que, no campo científico, a doença ainda seja um mistério para o mundo. Mesmo assim, sem qualquer critério apoiado em pesquisa, parte dos cientistas continua negando a eficácia dos únicos medicamentos "mais plausivamente adequados para combater os efeitos do coronavírus".
Na parte administrativa, ele lembrou que, quando tudo começou, as secretarias de saúde dos estados e dos municípios aconselhavam a população a não procurar o médico nos primeiros dias de sintomas. Hoje, esse procedimento é inverso e, portanto, mais lógico e eficaz, na opinião do senador.
Ele apontou ainda que o Supremo Tribunal Federal, ao negar ao Ministério da Saúde a possibilidade de criar um programa de abrangência nacional para o enfrentamento da pandemia, também contribuiu para criar um cenário de incertezas, uma vez que deu autonomia aos estados e municípios para decidir livremente sobre a questão. Assim, esses entes passaram a adotar medidas próprias, muitas das quais contraditórias entre si.
Marcos Rogério recordou também que a ajuda financeira da União, da ordem de R$ 120 bilhões, segundo dados do Ministério da Economia, não tardou a chegar aos cofres de estados e municípios. Segundo ele, foi tanto dinheiro, que os escândalos de desvios e irregularidades logo começaram a aparecer.
— Vai levar tempo para se descobrir qual o montante de recursos foi desviado Brasil afora. Dinheiro que deveria ser investido em medidas preventivas e no tratamento dos infectados. Por isso, digo outra vez: se alguém está realmente em busca de culpados pelas mortes, não pode deixar de pesquisar as consequências dos desvios e da má-gestão dos recursos — disse.
O senador acrescentou que a imprensa, apesar de prestar um relevante serviço, ajudou a semear o pânico na população e afastou-se da imparcialidade. E apontou que a própria população contribuiu com esse cenário, ao não levar a sério a pandemia e as cautelas exigidas.
Relatório das receitas e despesas do governo é preocupante, diz Gurgacz
De acordo com o senador, o relatório apresentado destaca que a aprovação de créditos extraordinários e a queda de receita por conta da pandemia da covid-19 poderão elevar ainda mais o deficit primário de 2020
Senado repudia sentença racista de juíza paranaense
Os senadores pedem que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apure o caso
Historiador Anísio Gorayeb é pré-candidato a vereador pelo PSB
Anísio Gorayeb é economista, jornalista e memorialista
Comentários
O ilustre senador Marcos Rogério deve viver no mundo da lua. Mente ao afirmar que a União repassou 120 bilhões de reais aos estados e municípios para combater o Covid 19. Menos da metade destes valores efetivamente chegaram aos estados e municípios; Mente, também, quando joga a culpa dos 105 mil mortos nos costados dos gestores dos estados e municípios. E, sobretudo, o Marcos Rogério falta com a verdade quando diz que a população não se engajou na luta pelo combate ao Corona. Em momento algum o desinformado (ou mal-intencionado) senador admitiu que foi seu mito quem disse que a pandemia não passava de uma gripezinha, que o povo brasileiro continuasse pelas ruas, não usou máscara e deu péssimo exemplo, contrariando recomendações de todas as pessoas sensatas do mundo, recomendou (mesmo sendo um ignorantão que não leu mais de dois livros) o uso de medicamentos não recomendados pela ciência, enfim, o governo federal colocou no Ministério da Saúde um bando de militares bons de tiro, mas sem qualquer preparo para gerir a pasta da Saúde no Brasil. Mas a culpa do desastre (genocídio), pela ótica do senador bolsomínion, é do povo , dos governadores e dos prefeitos... Os ignorantes seguidores do mito fazem e replicam tudo o que provém do gabinete do ódio.
Peço desculpas ao sitio. Agora li uma postagem, objeto da minha reclamação, publicada.
Não vou postar nada a respeito da presente matéria. Motivo: se não estou equivocado, meus dois últimos comentários foram censurados. Pelo menos, não os vi publicados. Qual será o motivo? ofendi alguém? Postei bobagens?
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook