Meio ambiente: tribunal reduz uso de copo descartável à metade, em RO

O consumo de copos descartáveis no TJRO, por exemplo, teve redução de 50% nos quatro primeiros meses deste ano.

CNJ
Publicada em 27 de junho de 2018 às 11:49
Meio ambiente: tribunal reduz uso de copo descartável à metade, em RO

Utilização de canecas.19/07/2012Brasília - DFFoto: Rodrigo de Oliveira

As iniciativas socioambientais adotadas pelo do Poder Judiciário começam a render frutos positivos. O consumo de copos descartáveis no TJRO, por exemplo, teve redução de 50% nos quatro primeiros meses deste ano.

As informações mensuradas pelo almoxarifado (Almox) da Instituição foram encaminhadas ao Nuges- Núcleo de Gestão Ambiental do TJRO, que é o responsável pela articulação e monitoramento das ações de sustentabilidade. O índice alcançado é atribuído à grande adesão dos servidores à utilização das canecas, garrafas térmicas e squeezes doados pelo Tribunal de Justiça ou adquiridos privadamente.
Em 2017, o consumo até o mês de abril chegou a 8.674 centos de copos de 200ml e 1.632 centos de copos de 50 ml, enquanto em 2018, no mesmo período, foram consumidos 3.681 centos de copos de 200 ml e 768 centos de copos de 50 ml.
Ao receberem canecas e garrafas térmicas, os servidores do Judiciário também receberam instruções e esclarecimentos sobre a importância da sustentabilidade e da necessidade do uso consciente de recursos, dando preferência às canecas e garrafas doadas pela administração para o consumo de bebida quentes e frias.
Para o secretário-geral do TJRO, e também coordenador da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, juiz Sérgio William Teixeira, a mudança de comportamento em relação ao consumo dos bens disponibilizados pelo Poder Judiciário é um dos grandes desafios para implantar um novo modelo de gestão socioambiental, mais eficiente e benéfico ao meio ambiente, mas que só tem bons resultados com a conscientização de todos. “É difícil abrir mão do conforto, mas vale a pena a mudança de hábito, todos nós ganhamos", disse.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook