Mercado de isolamento acústico deve passar por crescimento rápido até 2028, diz pesquisa

O isolamento acústico é uma importante prática dentro da construção civil e da infraestrutura industrial

Redação
Publicada em 23 de março de 2022 às 11:01
Mercado de isolamento acústico deve passar por crescimento rápido até 2028, diz pesquisa

O mercado mundial de isolamento acústico deve experimentar um rápido crescimento até 2028, segundo um relatório que cobriu as principais empresas do setor a nível mundial e foi publicado pela Zion Market Research. O documento fornece uma análise completa que rerassa todos os aspectos da indústria de isolamento acústico a nível mundial.

O isolamento acústico é uma importante prática dentro da construção civil e da infraestrutura industrial. Entre os produtos de destaque da área estão a barreira acústica, os painéis acústicos e materiais isolantes inseridos no interior das paredes.

O relatório levou em conta empresas como Basf, Knauf Insulation, Paroc, Kingspan, Saint-Gobain e Twiga, todas referências mundiais no mercado de isolamento acústico, e contemplou as variáveis macro e microeconômicas que podem afetar a indústria durante o período prognosticado. O documento destaca o enfoque particular que cada uma das empresas analisadas utiliza para se sobressair no mercado.

O mercado de isolamento acústico apresentará uma alta taxa anual de crescimento composto, segundo a pesquisa, que destaca ainda o aumento da competitividade no setor, com a multiplicação das empresas que atuam com isolamento acústico.

A pesquisa levou em conta o mercado de isolamento acústico nos EUA, América Latina, África do Sul, Oriente Médio, Europa, Ásia e Austrália.

O que é isolamento acústico?

O isolamento acústico prevê uma série de soluções e equipamentos para reduzir a passagem de ruído entre ambientes ou para proteger trabalhadores da exposição ao ruído no contexto empresarial, comercial e industrial. A posta acústica, a cabine acústica, a barreira acústica e o enclausuramento de máquinas são exemplos de instalações ideais para indústrias, hospitais, escolas, auditórios e casas noturnas.

No contexto residencial, ruídos indesejados podem ser uma fonte intensa de estresse dentro de um imóvel, e o isolamento acústico também oferece uma variedade de soluções para as necessidades dos moradores de um imóvel. Nesse sentido, se destacam os materiais para preenchimento de paredes, como lã de vidro e lã de rocha.

Em 2013, passou a ser obrigatória, no Brasil, a existência de isolamento acústico nas novas construções, o que evita a disseminação de ruídos pelas paredes. Portanto, imóveis construídos depois de 2013 possuem uma grande vantagem em relação ao bem-estar dos moradores.

Exigências em alta

A previsão da pesquisa sobre o crescimento rápido do mercado de isolamento acústico se insere em um contexto de aquecimento do mercado imobiliário no Brasil e do aumento das exigências dos compradores de imóveis com relação a confortos como a acústica.

O home office e o distanciamento social aumentaram o tempo que os moradores passam nos seus imóveis e também gerou novas necessidades. Ao ficar mais em casa, as pessoas puderam dar mais atenção às características e problemas do seu imóvel.

Cuidados desse tipo são importantes para o bem-estar humano. A OMS (Organização Mundial da Saúde) trata a poluição sonora como problema de saúde pública desde 2011. Além de estresse, o excesso de ruídos pode causar problemas psicológicos e até impotência sexual.

No ambiente profissional, os ruídos são um assunto sério. Barulhos incessantes, mesmo que baixos, podem diminuir a produtividade do trabalhador. Já os ruídos mais altos, como aqueles originados em maquinário pesado, são capazes de infligir até mesmo a perda gradativa da audição.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook