Monitoramento com câmeras garante mais segurança no Espaço Alternativo

Equipamentos têm alta capacidade de captura de imagens e zoom de alta resolução.

Texto: Nilson Nascimento/ Fotos: Sesdec
Publicada em 20 de junho de 2017 às 13:39
Monitoramento com câmeras garante mais segurança no Espaço Alternativo

A instalação de câmeras de monitoramento da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) no Novo Espaço Alternativo de Porto Velho tem contribuído para combater atos ilícitos ou comportamentos inadequados que vinham ocorrendo com frequência no local. Uma semana após a instalação de sete câmeras de segurança ao longo do Espaço Alternativo, na avenida Jorge Teixeira no trecho do Hospital de Base até o Aeroporto Governador Jorge Teixeira, nenhum incidente foi registrado.

Antes da instalação do sistema de videomonitoramento, conforme o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva, várias ocorrências de depredação foram registradas. E ele enumerou alguns dos casos mais frequentes, como furto e dano a palmeiras; mesas quebradas; bancos transformados em churrasqueiras; parte da cerca do estacionamento derrubada e carros fazendo racha e subindo na calçada e na grama.

O diretor do DER frisou que as câmeras são monitoradas 24 horas pela Sesdec. Disse que são equipamentos com alta capacidade de captura de imagens e zoom de alta resolução. O diretor afirmou também que nos horários de pico a Sesdec fará o uso de drones. “Toda a estratégica, inteligência e tecnologia à disposição da população”, acrescentou.

Neiva afirma que o governo de Rondônia está transformando o Espaço Alternativo do cartão postal de Porto Velho. Disse ainda que é obra é um dos projetos prioritários do governador Confúcio Moura e pediu o apoio da população, para que faça denúncia de qualquer má utilização do local.

Neiva destacou a contribuição da Sesdec. Disse que o DER fez o pedido das câmeras e que foi prontamente atendido pelo secretário de Segurança, coronel Caetano. “Mais de 10 mil pessoas passam pelo Espaço Alternativo, todos os finais de semana. Infelizmente surgem alguns arruaceiros, mas o nosso policiamento está atento para combatê-los”, garantiu.

Comentários

  • 1
    image
    lansdorff 20/06/2017

    Parabéns pela iniciativa do governo que investiu em um espaço tão prestigiado pela população.Onde que  infelizmente, temos que monitora pois a mau educação de muitos destroem a alegria de poucos quê querem o bem dessa cidade.Espero que haja o.mesmo empenho na estrada de ferro.

  • 2
    image
    Eduardo Alcenor 20/06/2017

    Até que enfim a baderna da galera jovem dos fins-de-noite no Espaço terá fim. Parabéns pra Sedesc

  • 3
    image
    Pedro Manso 20/06/2017

    Temos que andar só no espaço alternativo que é lugar mais "seguro", seria bom se esse PROJETO de monitoramento com cameras fosse no centro da cidade, mais o locau escolhido creio eu é por ser uma avenida reta e só aglomera aos sabados, feriados e domingos, já o centro é todos os dias, mais de qualque forma já é um pequeno avanço para cidade, quem sabe daqui a vinte ou trina anos nos teremos definitivamente esse tipo de tecnologia no centro e adjacências, que sabe.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook