Moradores de cidades do Mato Grosso terão visão de eclipse do Sol

O próximo eclipse solar, que também será parcial, poderá ser visto no Brasil em 14 de dezembro de 2020

Tudorondonia
Publicada em 05 de julho de 2019 às 14:59
Moradores de cidades do Mato Grosso terão visão de eclipse do Sol

Os habitantes de cidades do Mato Grosso como a capital Cuiabá, Sinop, Lucas do Rio Verde, Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Guarantã do Norte, Rondonópolis, Vila Bela da Santíssima Trindade, Aripuanã e Juína terão visão privilegiada do eclipse parcial do Sol, que ocorrerá no próximo 2 de julho, a partir das 15 horas.

A confirmação é da professora Telma Cenira Couto da Silva, doutora em astronomia pela Universidade de São Paulo (USP). Segundo a astrônoma, o eclipse solar poderá ser visto no final da tarde, em quase todo o país, porém, o Sol irá se pôr antes, em muitas regiões.

Na América do Sul, o eclípse será total apenas em uma pequena região do Chile e da Argentina. “Num eclipse solar a Lua – na fase nova – posiciona-se entre a Terra e o Sol produzindo uma sombra numa pequena faixa da superfície terrestre ao obstruir a passagem da luz solar. Isso só ocorre quando há um alinhamento (ou quase) entre a Terra, a Lua e o Sol. De uma maneira geral, quanto mais próximo à faixa estreita em que acontecerá o eclipse solar total (passa, por exemplo, numa pequena área do Chile), maior será a fração da superfície solar que ficará encoberta pela Lua, e, quanto mais a oeste a cidade estiver localizada, maior será o intervalo de tempo em que ele poderá ser observado”; esclareceu Silva.

Para quem pretende acompanhar o fenômeno, vale citar que a observação depende das condições climáticas do dia. O próximo eclipse solar, que também será parcial, poderá ser visto no Brasil em 14 de dezembro de 2020. Neste, os estados da região Sul terão uma melhor visibilidade.

Publicidade

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook