Moradores do Nacional recebem acompanhamento clínico e físico
Hipertensos e diabéticos são acompanhados por médicos e participam de exercícios específicos.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Saúde da Família dr José Ronaldo Aragão e o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia, iniciaram uma ação conjunta no bairro Nacional, para acompanhamento clínico e físico dos moradores hipertensos e diabéticos.
A ideia é beneficiar os frequentadores da unidade de saúdecadastrados no programa do Sistema Único de Saúde com histórico de hiperdia, no qual portadores de hipertensão arterial e diabetes recebe acompanhamento clínico.
Para o acompanhamento físico, os alunos do 7º período de educação física programam uma série de exercícios específicos que envolvem força, equilíbrio, capacidade aeróbica e flexibilidade. Além de ajudar na qualidade de vida dos moradores, os alunos têm a oportunidade de uma experiência prática do curso através do estagio supervisionado.
Além das atividades, são realizadas aferição de pressão arterial e avaliações físicas. Os encontros servem para atender pacientes de todas as idades e acontecem às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h, na quadra poliesportiva do bairro nacional, à Estrada do Belmont, esquina com rua Campinas.
“Antes das atividades, precisamos ter o cuidado de aferir a pressão arterial dos participantes, pois se alguém chega com a pressão elevada, nem participa das atividades, visto que durante a prática dos exercícios ela pode se elevar ainda mais. Então é algo que ajuda até os participantes a entender a necessidade de tomar regularmente a medicação para que a pressão se mantenha dentro dos valores adequados”, explicou a professora e supervisora do estágio, Tatiane Teixeira.
A ação conjunta é aberta à população. Segundo Francisco Lurdevanhe, gerente da Unidade de Saúde da Família do Nacional, a intenção é “produzir saúde e estamos conseguindo através da atividade física. Alguns exercícios eram realizados, mas sem acompanhamento de um profissional. Com essa parceria, ambas partes saem beneficiadas, sem custo algum tanto para os moradores quanto para o município”.
Nestor Garcia Carneiro, de 73 anos é hipertenso e participa ativamente de todas as atividades oferecidas pela Prefeitura dePorto Velho. “Sou morador do bairro há 20 anos e aproveito todas as atividades. Mais cedo eu participo do viva bem (projeto Viva Bem, da Secretaria Municipal de Esportes e lazer) e depois venho para o acompanhamento. Além de me exercitar eu faço mais amigos, converso e aproveito”, diz, agradecido.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook