Morre o empresário Luiz Malheiros Tourinho, do Alto Madeira

Luiz Tourinho estava internado no Hospital 9 de Julho e faleceu às 5h30 da manhã desta terça-feira por falência multipla dos órgãos. 

Tudorondonia
Publicada em 27 de junho de 2017 às 09:52
Morre o empresário Luiz Malheiros Tourinho, do Alto Madeira

O empresário Luiz Tourinho (à dir.) e o atual presidente do sistema Fecomércio, Raniery Coelho

Porto Velho, Rondônia - A Família Tourinho comunica o falecimento de um de seus componentes, LUIZ MALHEIROS TOURINHO, fato ocorrido na madrugada desta terça-feira, no Hospital Nove de Julho nesta cidade, vítima de falência múltipla de órgãos.

Nascido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em maio de 1935, estava com 82 anos de idade. Residia em Porto Velho há mais de 70 anos e aqui estudou, foi líder da União dos Estudantes Secundaristas do Guaporé, nas décadas de 1950/1960, um dos editores do jornal “O Estudante”, noticioso dirigido ao público jovem, iniciando aí sua ligação com o jornalismo.

Foi presidente, aos 31 anos de idade, da Associação Comercial de Rondônia e depois, integrado à defesa dos interesses dos órgãos geradores de emprego e renda, participou ativamente da criação e funcionamento da Federação das Associações Comerciais de Rondônia, coordenando vários eventos do setor e um dos fundadores, e depois presidente, da Federação do Comércio.

Advogado atuante, contador e graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) , atuou no Estado do Acre, onde foi vice-presidente da Associação Comercial daquele Estado, e inspirado numa série de eventos realizados com empresários e o governo acreano com relação à busca das oportunidades oferecidas pelos países andinos que têm  ligação direta com o Pacífico, foi idealizador e líder da primeira Caravana ao Pacífico, que saiu de Porto Velho na década de 1980.

 Atualmente, além de atividades advocatícias, era diretor-superintendente do Jornal Alto Madeira.

Luiz Tourinho era casado com a senhora Lígia Serrano Tourinho, com quem teve quatro filhos dos quais três ainda vivos.

O velório estará sendo realizado a partir das 14 horas na Funerária Angelus, na Avenida Amazonas esquina da Rua 1, Bairro Nova Porto Velho.

Ele foi um dos empresários mais atuantes  de Porto Velho e de Rondônia.

Luiz Tourinho era um dos proprietários do centenário jornal Alto Madeira, um dos veículos de comunicação mais antigos do Brasil, que ele e seu irmão Euro Tourinho adquiriram do condomínio dos Diários Associados, de Assis  chateaubriand Bandeira de Melo. Também atuou nos ramos de seguros, madeireiro, gráfico e de revenda de automóveis (Fiat). 

Ao lado do irmão Euro, ele conduziu por quase meio século o Alto Madeira, um dos veículos de comunicação mais importantes e tradicionais do Estado, que sobreviveu a turbuências econômicas e políticas, e vem se mantendo firme no cenário das novas mídias sob o comando de Euro Tourinho, Liz Maria Tourinho e Lúcio Albuquerque. Não esquecendo da colaboração permanente do jornalista Ciro Pinheiro. 

Luiz Tourinho foi presidente da Federação das Associações Comerciais de Rondônia (Facer) e presidente do sistema Fecomércio, entre outros cargos importantes que exerceu na área empresarial. Também foi secretário estadual de Indústria e Comércio. Ele lutou pela transformação do Território Federal de Rondônia em Estado e abraçou causas importantes para o progresso da região e do Brasil, como a saída para o Pacífico e a integração latino-americana, como destacou o atual presidente da Fecomércio, Raniery Coelho, em nota de pesar emitida pela entidade. 

Ele deixa a viúva, dona Ligia Tourinho, e os filhos Luiz Tourinho Filho ,  Liz Maria Tourinho e Selene Tourinho Gaioto.

Luiz Tourinho estava internado no Hospital 9 de Julho e faleceu às 5h30 da manhã desta terça-feira por falência multipla dos órgãos. 

NOTA DE PESAR

Senador Valdir Raupp e deputada federal Marinha Raupp

Nota de pesar Lamentamos profundamente a morte de Luiz Tourinho, jornalista e empresário da área de comunicação do estado de Rondônia. Tourinho foi um dos pioneiros da comunicação rondonienses e fomentou a expansão do Jornal Alto Madeira,além de promover o desenvolvimento do setor produtivo. Teve atuação marcante na criação de federações como Fecomércio, Fiero e Faperon. Foi Também o primeiro presidente do Sebrae/RO e secretário de Industria e Comércio do estado durante o meu governo, na década de 1990. Enfim, empreendedor e homem de visão, Tourinho contribuiu para o desenvolvimento do estado nas áreas de comunicação, educação, comércio e Agricultura. Neste momento de dor e de tristeza, enviamos a família nossas condolências e rogamos para que Deus o guarde em bom lugar. Brasília 27 de junho de 2017

Senador Valdir Raupp e deputada federal Marinha Raupp

PREFEITURA DE PORTO VELHO 

NOTA DE PESAR

O prefeito de Porto Velho, Hildon de Lima Chaves, vem publicamente expressar o seu sentimento de pesar e prestar condolências à família do jornalista LUIZ MALHEIROS TOURINHO, em decorrência de seu falecimento ocorrido na manhã desta terça-feira, 27, no Hospital 9 de Julho, em Porto Velho, onde estava internado em Porto Velho.

Com seu passamento, Porto Velho perde um de seus mais destacados pioneiros, uma pessoa que, como jornalista e ativista político, lutou pelo desenvolvimento e pelo engrandecimento de nossa cidade. Luiz Tourinho era uma pessoa dedicada à família e a sociedade e neste momento de tristeza e dor, deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por esta perda inestimável.

Hildon de Lima Chaves

Prefeito de Porto Velho

Nota de pesar

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), lamenta o falecimento do empresário e jornalista Luiz Malheiros Tourinho, ocorrido na madrugada desta terça-feira (27), em Porto Velho.

Luiz Tourinho atuou em vários ramos empresariais, mas foi no jornal Alto Madeira que a família se notabilizou. Ele foi um dos pioneiros no sindicalismo patronal de Rondônia, atuando diretamente na criação e implantação de entidades como a Fecomércio, que presidiu por 10 anos, Fiero e a Faperon. Seu trabalho se estendeu por todo o chamado Sistema "S" e ele chegou a ser o primeiro superintendente do Sebrae em Rondônia.

Neste momento de dor, rogamos a Deus para que conforte a família enlutada.

Maurão de Carvalho

Presidente da Assembleia Legislativa

Nota de Pesar  

O deputado Léo Moraes, lamenta o falecimento do pioneiro Luiz Malheiros Tourinho.

O deputado Léo Moraes (PTB), lamenta o falecimento do pioneiro Luiz Malheiros Tourinho, aos 82 anos, ocorrido na madrugada desta terça-feira (27), no Hospital Nove de Julho, em Porto Velho.

Luiz era empresário da área do jornalismo e durante mais de quatro décadas, dirigiu o centenário Jornal Alto Madeira, ao lado de seu irmão, Euro Tourinho. Luiz Malheiros Tourinho era casado com a senhora Lígia Serrano Tourinho, teve quatro filhos, dos quais, três ainda vivos.

Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, e os console e lhes dê serenidade para atravessar esta tempestade. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.

Léo Moraes
Deputado Estadual

Cassol lamenta morte de Luiz Tourinho

O senador Ivo Cassol recebeu consternado a notícia da morte do empresário Luiz Tourinho ocorrido na madrugada desta terça-feira, (27), em Porto Velho. Aos 82 anos, Tourinho foi um dos nomes mais marcantes da história de Rondônia. Líder estudantil, ex-presidente da Associação Comercial de Rondônia, Luiz Tourinho sempre atuou na defesa da geração de emprego e renda para a população de Rondônia. Nesse momento de dor, encaminho minha solidariedade e pesar aos familiares e amigos.

 Senador Ivo Cassol ​

NOTA DE PESAR

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Velho, Joana Joanora,  lamenta o falecimento do empresário e jornalista Luiz Malheiros Tourinho, ocorrido na madrugada desta terça-feira (27), em Porto Velho.

Joana Joanora lembrou a importância de Luiz Tourinho na luta contínua em favor do desenvolvimento do Estado de Rondônia. Foi um dos pioneiros no sindicalismo patronal de Rondônia, atuando diretamente na criação e implantação de entidades como a Fecomércio, que presidiu por 10 anos, Fiero e a Faperon. Grande entusiasta do segmento empresarial  foi o  primeiro superintendente do Sebrae em Rondônia.

A CDL se solidariza com a família enlutada neste momento de dor e despedida.

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que, em nome de todos os vereadores da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador e presidente da Casa de Leis, Maurício Carvalho, externa os votos de pesar à família Tourinho, assim como aos amigos do empresário e jornalista Luiz Tourinho, que faleceu na madrugada desta terça-feira (27), em Porto Velho.

Que as boas lembranças deixadas por este grande homem ajudem a amenizar a dor desta difícil perda.

Maurício Carvalho

Presidente da Câmara Municipal de Porto Velho

 

Nota de Pesar
 

É com profundo pesar que a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) registra o falecimento do empresário, jornalista, advogado e visionário Luiz Malheiros Tourinho, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 27/06.

Aos 82 anos de vida, a trajetória de Luiz Tourinho se confunde com a própria história de Rondônia, terra que escolheu para viver desde o longínquo 1935. Aqui, Luiz Tourinho trabalhou, estudou, se formou, constituiu família e empresas, sendo o Jornal O Alto Madeira a mais longeva delas.

Luiz Tourinho foi fundador de instituições da maior relevância para o setor produtivo, como a Associação Comercial de Rondônia, a Federação das Associações Comerciais, o Sebrae, a Fecomércio e assina a ata de fundação desta Fiero. Foi um visionário ao entender a importância da posição geográfica de Rondônia e as possibilidades de exportação para os principais mercados consumidores do mundo.

Rondônia perde um de seus destemidos pioneiros.

Neste momento de perda familiar, a diretoria, conselheiros, colaboradores e amigos da Fiero se irmanam em luto aos familiares e amigos, rogando ao Pai celestial que o receba em sua morada eterna, ao tempo em que conforte os corações enlutados.

Marcelo Thomé

Presidente

Comentários

  • 1
    image
    olavo luna 27/06/2017

    foi meu patrão um homen trabalhador

  • 2
    image
    MOACIR FIGUEIREDO 27/06/2017

    TOTAL FALTA DE RESPEITO COM O LEITO DA COLUNA AO NÃO PUBLICAR O MEU COMENTÁRIO (VERDADEIRO) SOBRE O DE CUJUS. EM OBSTANTE CANTADO E DECANTADO, SUA VIDA PREGRESSA FOI MARCADA POR ALGUMAS ATITUDES NADA HUMANISTICAS

  • 3
    image
    Maria Aparecida de Oliveira 27/06/2017

    Deus conforta o coração dos familiares. Meu amigo e paizao de coração. Trabalhei 10 anos em sua empresa e sempre me respeitou e ajudou. Ele vai estar sempre em meu coração. Descanse em paz.

  • 4
    image
    Maria Aparecida de Oliveira 27/06/2017

    Deus conforta o coração dos familiares. Meu amigo e paizao de coração. Trabalhei 10 anos em sua empresa e sempre me respeitou e ajudou. Ele vai estar sempre em meu coração. Descanse em paz.

  • 5
    image
    Sergio Araujo 27/06/2017

    Grande legado. Se assenhorou do mercado municipal construindo um predio no local. Sem falar do predio do bancrevea.

  • 6
    image
    Sergio Araujo 27/06/2017

    Grande legado. Se assenhorou do mercado municipal construindo um predio no local. Sem falar do predio do bancrevea.

  • 7
    image
    O GUARDIÃO 27/06/2017

    NÃO ME VENHAM COM HIPOCRISIAS. ESTE INDIVÍDUO DE MÁ ÍNDOLE , (AO CONTRÁRIO DO IRMÃO - DE ALMA PURA E DOCE), DURANTE SUA VIDA, SÓ FEZ MAL A OUTRAS PESSOAS, E AGORA, PORQUE PIPOCOU, VIROU SANTINHO.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook