MP alinha ações do Busca Ativa Escolar em evento on-line com participação do Unicef
A estratégia, que tem como ferramenta central uma plataforma gratuita do Unicef voltada para o combate à exclusão escolar, foi instituída como projeto no âmbito da Instituição
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial da Infância (GAEINF) e do Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-Unificado), realizou encontro virtual com Promotores de Justiça da Educação de todo o Estado na última segunda-feira (26/07) para alinhar ações a serem implementadas no contexto do Busca Ativa Escolar. A estratégia, que tem como ferramenta central uma plataforma gratuita do Unicef voltada para o combate à exclusão escolar, foi instituída como projeto no âmbito da Instituição.
A reunião foi conduzida pela Coordenadora do GAEINF, Promotora de Justiça Marcília Ferreira da Cunha e Castro, e teve a presença do Coordenador do Centro de Apoio Operacional Unificado, Promotor de Justiça Héverton Alves de Aguiar; da Consultora do Unicef Daniela Rocha Magalhães e da servidora do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Adrissa Campelo.
Na ocasião, Marcília Cunha explicou aos participantes o caráter mobilizador e articulador da atuação do MP, em conjunto com o TCE, no fomento do Busca Ativa em Rondônia.
A Coordenadora apresentou detalhes do Plano de Trabalho desenvolvido pelo GAEINF para acompanhar os Municípios no cumprimento do programa. “Aplicamos um questionário para obter das secretarias municipais informações relacionadas aos desafios e eventuais obstáculos na aplicação do Busca Ativa, como forma de aprimorarmos a estratégia. Em breve, repassaremos esses dados aos senhores”, informou, acrescentando que, em Rondônia, todos os municípios participam da iniciativa, como desdobramento da adesão da Secretaria de Estado da Educação.
Durante o encontro, a consultora do Unicef Daniela Rocha Magalhães e a servidora do Tribunal de Contas do Estado Adrissa Campelo fizeram uma exposição do Busca Ativa, pontuando formas de ação, objetivos e metas do programa, que já era desenvolvido em outras regiões do país e que ganhou especial relevo no cenário de pandemia.
Rede de proteção – Em sua participação, a representante do Unicef falou sobre a importância da estratégia, abordando o conceito e previsão legal para o trabalho. Daniela Rocha destacou a presença de crianças e adolescentes na escola como fator de proteção às violações de direitos.
A consultora também pontuou a necessidade de se identificarem as causas da exclusão escolar como forma de prevenir o problema, explicou a metodologia do Busca Ativa e estimulou os atores a integrarem a iniciativa. “Precisamos ter um olhar mais atento para os fatores que motivam essa exclusão, sobretudo agora, considerando o impacto da pandemia na educação”, disse, conclamando os participantes a unirem forças em torno da causa.
Marketing jurídico em destaque: evento virtual debate as novas regras de publicidade para a advocacia
No dia 29 de julho às 19H (Horário de Brasília), o especialista em marketing e comunicação política Marcelo Vitorino debaterá, juntamente com a advogada Zênia Cernov, as novas regras do marketing jurídico e como a ferramenta poderá auxiliar na comunicação de escritórios de advocacia e ampliar a área de atuação de profissionais das mais diversas áreas do direito.
População deve ajudar a combater criadouros para evitar doenças transmitidas por Aedes Aegypti
Meses de inverno são os de maior transmissão devido ao acúmulo de água parada
Governo de Rondônia abre 20 vagas para instrutores bolsistas; selecionados atenderão nove municípios
Vagas para instrutores nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Costa Marques, Ji-Paraná, Machadinho d'Oeste, Porto Velho, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé e Vilhena
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook