MP de Rondônia discute anteprojeto de Lei Orgânica das Ouvidorias em evento nacional

O assunto será debatido durante a programação da sessão ordinária do Conselho Nacional das Ouvidoras dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNOMP), na capital alagoana

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Publicada em 22 de setembro de 2022 às 15:15
MP de Rondônia discute anteprojeto de Lei Orgânica das Ouvidorias em evento nacional

O Ministério Público de Rondônia discute, nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/9), anteprojeto da Lei Orgânica Nacional das Ouvidorias, durante evento nacional realizado em Maceió (AL). A iniciativa legislativa, que busca fortalecer o funcionamento dos órgãos de escuta nas instituições públicas, tornando-o ainda mais efetivo ao cidadão, é tema de comissão que tem a participação da Ouvidoria do MP rondoniense.

O assunto será debatido durante a programação da sessão ordinária do Conselho Nacional das Ouvidoras dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNOMP), na capital alagoana. O tema será apresentado no encontro pela Comissão de Estudo criada para tal fim, cuja composição tem a participação da Promotora de Justiça Andrea L. Damacena F. Engel, Ouvidora do MPRO e vice-presidente do Conselho para a região Norte. Coordena o grupo o Diretor de Planejamento do Conselho, Procurador Ailton Silva, Ouvidor do Ministério Público Militar.

O anteprojeto tem como objetivo estabelecer as ouvidorias como órgãos e entidades prestadoras de serviços públicos para exercerem a função de representantes dos legítimos interesses dos seus usuários. O texto institui normas reguladoras e diretrizes para o serviço, destacando a importância de princípios como independência e autonomia nos órgãos, bem como a necessidade do exercício do cargo com exclusividade.

“A atuação efetiva das ouvidorias passa, necessariamente, pela instituição de um arcabouço legal que discipline o funcionamento do serviço, de modo que as unidades possam dar fiel cumprimento ao propósito para que foram criadas: servir a sociedade”, afirma a Ouvidora do MPRO.

O tema do anteprojeto tem a abordagem prevista para a pauta de sexta-feira. Após, serão realizados debates e deliberações acerca do relatório apresentado pela comissão.

Conduzido pela Presidente do CNOMP, Selma Barreto, o evento prevê para esta quinta (22/9), a apresentação dos Projetos ‘Assédios: Atenção nas Organizações’, pela Associação Brasileira de Ouvidores; exposição da campanha ‘Assédio Não’, pelo Ministério Público de Alagoas, e ainda a palestra ‘O Papel das Ouvidorias na Mediação dos Conflitos’. Na sexta-feira (23/9), além do debate sobre o anteprojeto da Lei Orgânica, será tratada a ‘’Importância da Manifestação Anônima e do Sigilo na Atuação das Ouvidorias’.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

MP recebe integrantes da PRF

MP recebe integrantes da PRF

Na comitiva também estavam os representantes da Polícia Técnica e Científica (POLITEC), perito criminal Hamilton Lacerda Carvalho, e do Instituto de Criminalística, Dr. Gutemberg Mendonça Granja