MP e parceiros intensificam ações de combate a queimadas para evitar agravamento da pandemia

Conforme ressaltou no encontro, a fumaça resultante de queimas provoca aumento significativo de problemas respiratórios e amplia o número de pacientes que buscam atendimento médico

DCI/MPRO
Publicada em 08 de julho de 2020 às 10:49
MP e parceiros intensificam ações de combate a queimadas para evitar agravamento da pandemia

O Ministério Público de Rondônia realizou reunião virtual com integrantes de órgãos ambientais e de segurança do Estado e Município de Cacoal, com o objetivo  de definir estratégias, propostas e ações para execução do Projeto intitulado “Todos no Combate às Queimadas Urbanas. Adote Essa Ideia, Seja Parceiro!’, desenvolvido desde 2011 na cidade, pela Promotoria de Justiça local.

Publicidade

Publicidade Energisa

Durante a reunião, a coordenadora do Projeto, Promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini, destacou a preocupação dos órgãos com o aumento de queimadas, prática que torna ainda mais crítica a situação da saúde na região, em razão da pandemia do coronavírus (covid-19). 

Conforme ressaltou no encontro, a fumaça resultante de queimas provoca aumento significativo de problemas respiratórios e amplia o número de pacientes que buscam atendimento médico. Estes, por sua vez, ficam mais vulneráveis ao contágio por covid-19. Outro desafio citado pela integrante do MPRO é a falta de estrutura do sistema de saúde para o atendimento dessa demanda.

Na reunião, realizada por meio da plataforma Microsoft Teams, a Promotora de Justiça reforçou que o momento exige a soma de forças para inibir, combater e controlar as atividades nocivas das queimadas, em especial aquelas realizadas em perímetro urbano, podendo configurar o crime de poluição, nos termos do artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais – 9.605/1998.

Para melhor empreender as ações de combate em âmbito local, a Integrante do Ministério Público conversou com os participantes sobre termo de cooperação técnica, assinado entre os parceiros do projeto, que contempla, dentre outras medidas, a realização de fiscalização, blitze, campanhas de conscientização da população, inclusive, com disponibilização de material digital em mídias, monitoramento, mapeamento de queimadas, utilizando-se drones, GPS, além de aplicativos digitais como canais de denúncia, em especial o “Guardiões da Amazônia”.

Participaram da reunião, os representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vilmar Kemper e Francisco Nóbrega da Silva Filho; Jonathan Moreno Silva, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental; Cap. BM Edmar Melo Braga, do Corpo de Bombeiros; e Cap. PM João Carlos Rodrigues Matos e Cap. PM Leandro Teles, ambos da Polícia Militar.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook