MP ingressa com ação civil pública para regularizar atividades de sepultamento
Na ação, o MP requer que a Prefeitura promova o respectivo licenciamento, mediante a elaboração de estudos de impacto ambiental do cemitério para a realização de novos sepultamentos
O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Rolim de Moura, ajuizou Ação Civil Pública em que requer que a Prefeitura daquele Município regularize as atividades de sepultamento do cemitério municipal, promovendo adequações em cumprimento ao disposto na Resolução 335/2003 – Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Na ação, o MP requer que a Prefeitura promova o respectivo licenciamento, mediante a elaboração de estudos de impacto ambiental do cemitério para a realização de novos sepultamentos. Também pleiteia que o Município elabore projeto de adequação do atual Cemitério Municipal, de modo a fazer cessar o prejuízo ambiental que vem ocorrendo e implante, ainda, programa de monitoramento de qualidade do solo e das águas subterrâneas na área do empreendimento, bem como, quando necessário, na sua área de influência direta e nas águas superficiais (Resolução 420/2009 – Conama, art. 14, I).
O Ministério Público vem acompanhando a situação do cemitério desde 2018, quando instaurou procedimento com a finalidade de apurar as condições do local e cobrar a adequação de seu funcionamento às legislações ambiental e sanitária, não tendo sido atendido. Mas, conforme ressalta na ação, o serviço funciona sem licenciamento ao longo de décadas.
A Promotoria de Justiça cita ainda o cenário de pandemia, que agravou a situação, com aumento do número de sepultamentos, já que, oficialmente, apenas em decorrência da covid 19, desde o primeiro óbito, registrado em 30/06/2020, morreram 176 pessoas.
O Ministério Público vinha implementando tratativas junto ao Município para que a questão do cemitério fosse resolvida. Contudo, embora o ente municipal tenha apresentado algumas informações para a efetiva regularização do local, retrocessos têm sido observados, sendo que, concretamente, nada foi feito desde então.
Governo de Rondônia garante recurso para obras do projeto “Governo na Cidade” que serão executadas
Investimentos que estão voltados para a revitalização dos espaços públicos de convivência são frutos do projeto "Governo na Cidade"
Do Barroco ao Rock: Recital Camerata fará apresentação neste sábado com transmissão ao vivo
Grupo de músicos da Orquestra Sinfônica de Vilhena faz apresentação no auditório da Sicoob Credisul
Distrito de Demarcação ganha 100% de iluminação pública no perímetro urbano
Ação vai garantir a continuidade de energia nos trabalhos da agricultura familiar
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook