MPC requer ao TCE apuração de possível sonegação fiscal devido ao pagamento de propina delatado por empresário da JBS

O vice-prefeito de Porto Velho, Edgar do Boi (PSDC), é um dos principais implicados na fraude e sonegação fiscal para favorecer a JBS/Friboi, segundo delator.

TCE/RO-Foto: Rondoniaovivo
Publicada em 23 de maio de 2017 às 16:40
MPC requer ao TCE apuração de possível sonegação fiscal devido ao pagamento de propina delatado por empresário da JBS

O vice-prefeito de Porto Velho, Edgar do Boi (PSDC), é um dos principais implicados na fraude e sonegação fiscal para favorecer a JBS/Friboi, segundo delator

O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO), por meio de sua Procuradoria-Geral, interpôs representação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) requerendo a apuração, através de auditoria especializada junto à receita estadual, das irregularidades cometidas contra o erário rondoniense, as quais foram alvo de delação premiada de diretor do grupo empresarial JBS.

De acordo com o MPC-RO, caso sejam confirmados os relatos feitos pelo empresário e amplamente divulgados na mídia nacional, as fraudes cometidas contra o sistema tributário do Estado podem ter causado prejuízo milionário aos cofres estaduais, uma vez que o esquema se processava mediante o lançamento indevido de créditos presumidos (fictícios ou falsos) de ICMS, com garantia de ausência de fiscalização por parte do órgão fazendário, mediante propina de 30% sobre o valor sonegado.

Na representação, o órgão ministerial ainda anexou cópia do vídeo da delação do empresário da JBS, em que este confirma não terem ocorrido as fiscalizações dirigidas aos tais créditos fictícios, confirmando-se assim o que os negociadores da propina haviam lhe assegurado. Isso, de acordo com o MPC, garante ao depoimento grau elevado de verossimilhança, ou seja, que o fato realmente ocorreu da forma como narrado pelo delator.

INVESTIGAÇÃO

Tendo em vista a competência do TCE em fiscalizar a receita estadual, o Ministério Público de Contas requereu à Corte de Contas a adoção, no prazo mais breve possível, das medidas necessárias à instauração de uma auditoria visando apurar todos os fatos relativos ao caso, bem como identificar os responsáveis e quantificar eventuais danos ao erário rondoniense.

Comentários

  • 1
    image
    joão bosco 24/05/2017

    uma apuração diária não precisa de delação para saber se houve ou não corrupção.

  • 2
    image
    R Cardoso 23/05/2017

    Chegou em Porto Velho as raízes do mal que se estende ao demais territórios brasileiros, são pouquíssimo os que se contentam com o que ganham, o salario de vereador, deputados E/F e do senadores deveriam ser iguais aos dos que carregam o brasil nas costa, ou seja, dos trabalhadores, que vivem sem mexer no erário publico.

  • 3
    image
    Paulo 23/05/2017

    Queria perguntar pro prefeito Hildon , pessoa de caráter se vai manter , Marcia Nonato Duraes , esposa do Edgar do Boi , como adjunta da secretaria de assistência social tendo  em vista ela ter sido citada e trabalhado na Sefin por 23 anos ? Atitude Dr Hildon 

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook