MPC requer ao TCE apuração de possível sonegação fiscal devido ao pagamento de propina delatado por empresário da JBS
O vice-prefeito de Porto Velho, Edgar do Boi (PSDC), é um dos principais implicados na fraude e sonegação fiscal para favorecer a JBS/Friboi, segundo delator.
O vice-prefeito de Porto Velho, Edgar do Boi (PSDC), é um dos principais implicados na fraude e sonegação fiscal para favorecer a JBS/Friboi, segundo delator
O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO), por meio de sua Procuradoria-Geral, interpôs representação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) requerendo a apuração, através de auditoria especializada junto à receita estadual, das irregularidades cometidas contra o erário rondoniense, as quais foram alvo de delação premiada de diretor do grupo empresarial JBS.
De acordo com o MPC-RO, caso sejam confirmados os relatos feitos pelo empresário e amplamente divulgados na mídia nacional, as fraudes cometidas contra o sistema tributário do Estado podem ter causado prejuízo milionário aos cofres estaduais, uma vez que o esquema se processava mediante o lançamento indevido de créditos presumidos (fictícios ou falsos) de ICMS, com garantia de ausência de fiscalização por parte do órgão fazendário, mediante propina de 30% sobre o valor sonegado.
Na representação, o órgão ministerial ainda anexou cópia do vídeo da delação do empresário da JBS, em que este confirma não terem ocorrido as fiscalizações dirigidas aos tais créditos fictícios, confirmando-se assim o que os negociadores da propina haviam lhe assegurado. Isso, de acordo com o MPC, garante ao depoimento grau elevado de verossimilhança, ou seja, que o fato realmente ocorreu da forma como narrado pelo delator.
INVESTIGAÇÃO
Tendo em vista a competência do TCE em fiscalizar a receita estadual, o Ministério Público de Contas requereu à Corte de Contas a adoção, no prazo mais breve possível, das medidas necessárias à instauração de uma auditoria visando apurar todos os fatos relativos ao caso, bem como identificar os responsáveis e quantificar eventuais danos ao erário rondoniense.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
uma apuração diária não precisa de delação para saber se houve ou não corrupção.
Chegou em Porto Velho as raízes do mal que se estende ao demais territórios brasileiros, são pouquíssimo os que se contentam com o que ganham, o salario de vereador, deputados E/F e do senadores deveriam ser iguais aos dos que carregam o brasil nas costa, ou seja, dos trabalhadores, que vivem sem mexer no erário publico.
Queria perguntar pro prefeito Hildon , pessoa de caráter se vai manter , Marcia Nonato Duraes , esposa do Edgar do Boi , como adjunta da secretaria de assistência social tendo em vista ela ter sido citada e trabalhado na Sefin por 23 anos ? Atitude Dr Hildon
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook