MPF/RO recomenda à Funai que autorize a recuperação de estradas na terra indígena Kaxarari
As estradas são o único meio de acesso às aldeias Kaxarari, no distrito de Extrema, em Porto Velho (RO).
Em outubro do ano passado o Departamento de Estrada de Rodagem e Transporte do Estado de Rondônia (DER) pediu autorização da Funai para recuperar as estradas da terra indígena Kaxarari, mas até o momento não recebeu autorização. Por causa dessa demora, o Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO)expediu uma recomendação à Funai para que autorize a entrada doDER na terra indígena.
Na recomendação, o procurador da República Daniel Lôbo argumenta que a demora da Funai em conceder a autorização para execução do serviço retarda a concretização de políticas públicas demelhoria das condições de vida do povo indígena Kaxarari. A máconservação das vias danifica os veículos destinados ao transporte de pacientes, dificulta a entrada das equipes da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, prejudica o transporte escolar e ofornecimento de merenda para as crianças.
As péssimas condições das estradas das aldeias têm causado o completo isolamento dos indígenas por vários meses do ano,impedindo o escoamento de castanha, seringa, banana e outros produtos plantados e extraídos da floresta por aquela comunidade.
A recomendação foi endereçada à Coordenação Regional em Alto Purus (Acre), à Diretoria de Desenvolvimento Sustentável e à presidência da Funai, em Brasília (DF). Pela recomendação, no prazo de 15 dias a Funai deve analisar e sanar pendências para a conclusão dos estudos. Em seguida, no prazo máximo de 10 dias, a presidência do órgão deve analisar e autorizar a entrada do DER para recuperar as estradas. Se não autorizar, o MPF/RO recomenda que a própria Funai recupere os ramais no interior da terra indígena Kaxarari.
O MPF/RO também sugere que a presidência da Funai avalie a possibilidade de delegar à Coordenação Regional em Alto Purus adecisão sobre entrada de agentes do poder público para amanutenção de estradas já existentes, com exceção da abertura de novos ramais.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook