MPRO lança II Concurso Cultural de Fotografias 'Por que Ser Pai é Legal?'

O concurso é destinado a servidores e membros do Ministério Público do Estado de Rondônia, bem como ao público em geral, de todos os municípios do Estado

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Publicada em 27 de dezembro de 2022 às 19:40
MPRO lança II Concurso Cultural de Fotografias 'Por que Ser Pai é Legal?'

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI) e do Grupo de Atuação Especial da Infância,Adolescência e Juventude e da Defesa da Educação (GAEINF) , lançou nesta terça-feira (27/12), o edital do II Concurso Cultural de Fotografias “Por que Ser Pai é Legal?”.

O concurso busca promover a construção de uma pauta permanente de discussões e reflexões nos diversos espaços sociais a respeito da importância da paternidade para a reconstrução das relações sociais, especialmente para maior proteção e desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes e também para promoção de equidade de gênero, contribuindo ainda para a prevenção da reprodução dos estereótipos que perpetuam os ciclos de iniquidade e violência contra a mulher.

Uma preocupação constante do GAEINF, haja vista que, os dados extraídos do sistema “Sigextra” e encaminhados pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Rondônia ao Ministério Público demonstram que um elevado número de crianças no Estado de Rondônia ainda não possui a paternidade reconhecida e está em situação de deserção paterna, além de tantos outros casos cuja paternidade é declarada, porém não exercida de forma responsável, presente e impactante para a formação e desenvolvimento da criança e do adolescente.

Nesta esteira, o Ministério Público do Estado de Rondônia idealizou e desenvolve o Projeto Rede Paternidade, cujo escopo é a articulação de um conjunto de medidas entre diversas instituições públicas, bem como a sociedade civil organizada, buscando fomentar o reconhecimento de paternidade/estado de filiação e,ainda, a conscientização acerca do exercício da paternidade responsável por meio da articulação integrada de todos os órgãos e representações sociais do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.

O concurso é destinado a servidores e membros do Ministério Público do Estado de Rondônia, bem como ao público em geral, de todos os municípios do Estado, que sejam pais até a data de premiação do II Concurso Cultural de Fotografias “Por que Ser Pai é Legal?”.

As fotos devem registrar momentos entre pais e filhos, sendo que a autoria deverá ser individual. As inscrições poderão ser feitas no site do Ministério Público de Rondônia (www.mpro.mp.br) entre os dias 27/12/2022 a 31/01/2023. A inscrição só será validada após o envio da fotografia e aceite aos Termos de Cessão de Direitos Autorais e de Autorização de Uso de Imagem para divulgação em campanhas temáticas da instituição.

O concurso premiará as 3 (três) fotografias que melhor abordarem o teme “Por que Ser Pai é Legal?”, obedecendo aos critérios do edital. O primeiro lugar receberá um Smartphone; o segundo lugar um Smartwatch e o terceiro lugar ganhará um kindle.

A solenidade de premiação dos vencedores será realizada no dia 28 de março de 2023 em evento no Ministério Público de Rondônia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook