MPRO media evento sobre o processo de escolha de Conselheiros Tutelares
Os Conselheiros Tutelares atuam ainda intervindo em casos de crimes violentos e situações de extrema vulnerabilidade
O Ministério Público de Rondônia (MPRO), com mediação do Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, que trabalha nas áreas de proteção à criança e ao adolescente, promoveu o evento "Processo Unificado de Escolhas de Conselheiros Tutelares" na quinta-feira (11/5).
Durante a transmissão online, o Promotor de Justiça frisou a importância de reconhecer a relevância que o Conselho Tutelar tem na sociedade, destacando que o órgão atua para proteger e resguardar direitos de crianças e adolescentes, sendo um pilar importante principalmente para a área da educação.
Os Conselheiros Tutelares atuam ainda intervindo em casos de crimes violentos e situações de extrema vulnerabilidade. Portanto, é importante voltar os olhos para a escolha dos profissionais que estarão à frente dessa atuação, e a atenção começa na fase da campanha.
“Essa [live] é mais uma das estratégias que o MPRO está desenvolvendo sobre o processo de escolha dos Conselheiros Tutelares do Estado de Rondônia. A votação é de âmbito nacional e ocorre no dia 1º de outubro”, explicou o Promotor, ressaltando, adiante, que quem dá o tom a campanha são os atores envolvidos.
“O voto para Conselheiro Tutelar é facultativo, então os fatores que vão trazer maior quantidade de eleitores a votar são a qualidade da campanha, aquilo que for discutido e o perfil dos candidatos”, comentou.
O evento também teve participação de representantes do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS), do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CONEDCA-RO), do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS-RO), da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado de Rondônia (ACTRON) e Associação Rondoniense de Municípios (AROM), que trouxeram orientações quanto ao orçamento direcionado aos conselhos, as dificuldades enfrentadas pelos candidatos e o compromisso com a proteção integral das crianças e adolescentes.
A íntegra da transmissão ao vivo está disponível no canal do YouTube do MPRO.
Regularização fundiária e segurança pública são assuntos de reunião do MP Itinerante no Distrito de São Carlos
Uma das demandas dos moradores foi a regularização fundiária. Eles explicaram que a maioria das terras é da União e eles não possuem documentação
Empossado como Corregedor-Geral do MPRO, Procurador de Justiça Cláudio Silveira aponta órgão fiscalizador como elemento propulsor das atividades do Ministério Público
Novo titular registra sua segunda passagem pelo órgão
Dia 13 de maio: comunicadores negros pautam abolição incompleta
Lei Áurea não garantiu reparação aos negros, maioria nas favelas



Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook