MPRO participa de seminário de Prevenção da Gravidez na Adolescência
Em sua fala, o integrante do MPRO pontuou o comportamento histórico da gravidez na adolescência, e lembrou da importância que cada gestor têm no papel de combate e prevenção ao fenômeno
“Ampliando o olhar e promovendo o cuidado” foi tema do 1º Seminário de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que aconteceu nesta segunda-feira (6/2) no auditório do Ministério Público de Rondônia, em Porto Velho. O evento favoreceu o debate através de palestras e mesas redondas sobre a maternidade precoce, um grave problema de saúde pública, que afeta principalmente crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 19 anos, gerando impactos à saúde física e emocional dessas meninas.
Durante o seminário, o Promotor de Justiça da Infância e Juventude do MP de Rondônia, Marcos Valério Tessila de Melo participou da mesa redonda “O papel dos serviços públicos frente à gravidez acarretada pela violência sexual contra a criança e o adolescente” abordando o tema junto com a coordenadora da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, Marina Falcão; a conselheira tutelar do IV CT de Porto Velho, Francisca Oliveira, e a assistente social da Maternidade Municipal Mãe Esperança, Karígina Suely Gomes.
Em sua fala, o integrante do MPRO pontuou o comportamento histórico da gravidez na adolescência, e lembrou da importância que cada gestor têm no papel de combate e prevenção ao fenômeno: “Cada um, atuando em sua área, precisa, além de orientar, tornar o tema visível e acessível. A união de ações de todas as frentes são as melhores alternativas para convergir na resolução dessa problemática”, disse.
O Promotor de Justiça Marcos Tessila destacou ainda como papel essencial de todos os atores envolvidos a função de acolher, oferecer uma escuta especializada e todo suporte necessário às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Em todas as etapas do processo, seja na prevenção, proteção ou na responsabilização, essas crianças e adolescentes precisam estar amparadas”.
O evento, de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, compõe a programação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, e traz luz a outros debates como “A gravidez na adolescência como desafio para redução da mortalidade materna”, “Cuidando do adolescer na saúde pública do município de Porto Velho” e “Um olhar sobre a paternidade na adolescência".
Talentos do Futuro retorna atividades no dia 1º de março
São mais de mil vagas ofertadas em 12 modalidades esportivas
Semplan realiza levantamento para revitalização do Gerivaldão
Emenda de R$ 10 milhões é do ex-senador Acir Gurgacz
Contribuintes destinaram quase R$ 1 milhão para fundos da criança e do idoso
Projeto da Coordenadoria da Infância do TJRO promove destinação solidária no ato da entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook