Mutirão ajudará deficientes a conseguirem gratuidade
Habilitação se dará a partir de cadastro, podendo ajudar na obtenção de benefícios de prestação continuada.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a coordenadoria da área de acessibilidade da prefeitura de Porto Velho estudam a realização de mutirão com médicos especialistas para consultas, exames e avaliação para a emissão de laudos que garantam a deficientes acesso à gratuidade do transporte coletivo de passageiros na cidade.
Os primeiros contatos foram feitos esta semana entre o secretário Alexandre Porto e Jailton Delogo diante do crescente número de reclamação de portadores de necessidades especiais que necessitam habilitar-se para ter direito à gratuidade, que é assegurada por lei em todo o país, mas não o fazem por não terem acesso a médicos.
O mutirão é destinado a pessoas que não têm condições de pagar por consultas, exames e laudos. “Nesse mutirão, teremos condições ajudar a superar as barreiras que impedem o acesso ao benefício do transporte gratuito. Ao que sabemos, há pessoas com até um ano e meio sem conseguir resolver a situação. ”, revela Jailton.
Para resolver a situação, a Semusa pediu que se faça o levantamento de quantos deficientes, que inicialmente têm, a contar de hoje (9) até o dia 8 de setembro, 30 dias para se cadastrar e, a partir daí, saber quantos profissionais como oftalmologista ou otorrinolaringologista, por exemplo, serão escalados. Os registros podem ser feitos no e-mail [email protected], no facebook jailtondelogoinclusao e na página portovelhopromovendoainclusao, além do whatzapp 9 9387-5067.
Jailton deixa claro que, apesar da iniciativa da gestão do prefeito dr Hildon Chaves em querer eliminar barreiras que dificulta a vida de quem tem limitações, “os resultados dos exames e os laudos é que dirão quem se enquadra no perfil ou não, tudo através de um diagnóstico adequado”.
Ele destaca ainda que, depois de se habilitar como candidato ao atendimento, o interessado deverá juntar documentos como laudos antigos ou atualizados, o mesmo valendo para as carteirinhas existentes, “para facilitar o atendimento”. Dependendo de avaliação, os incluídos no mutirão poderão obter, além da carteirinha do transporte gratuito, ajuda na solicitação de benefícios junto ao INSS.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook