Na semana mundial de aleitamento materno, Semusa incentiva a doação de leite

Posto de coleta do Município ainda tem poucas doadoras cadastradas.

Comdecom/Semusa
Publicada em 04 de agosto de 2018 às 10:32
Na semana mundial de aleitamento materno, Semusa incentiva a doação de leite

Na Semana Mundial de Aleitamento Materno, que teve início no dia 01/08, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) tem incentivado as mães e puérperas a procurarem o posto de coleta da UBS Ernandes Índio, na zona Leste da capital, para se cadastrarem e fazerem a doação de leite materno.

O posto de coleta funciona há cinco anos na Ernandes Índio “Quando as mães vêm na unidade fazer o teste do pezinho são orientadas sobre a forma correta de amamentar e o que devem fazer para manter uma boa produção de leite”, explicou a enfermeira responsável pelo posto de coleta, Mara Luciene Costa.

“Se a mulher tiver potencial para ser doadora, a equipe faz o convite e, caso aceite, ela receberá as orientações e o kit para fazer a coleta em casa e congelar o leite por até dez dias", declarou a enfermeira. O kit é composto por dois frascos esterilizados, gases, toca, máscara e etiquetas identificadoras.

O leite é recolhido toda quinta-feira pela equipe da unidade. “Depois de recolhido o material é encaminhado para o banco de leite estadual, onde é feita a distribuição para a UTI neonatal e berçário”, frisou Maria Luciene.

O posto de coleta do município tem atualmente quinze doadoras cadastradas. A enfermeira afirmou que esse número ainda é pequeno diante da necessidade dos recém-nascidos que estão internados.

As mães que desejam se cadastrar podem entrar em contato pelo telefone 3901-3266 ou ir até a unidade que fica na Av. Mamoré, nº 5002.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook