Não falta sangue em Guajará, afirma Orleans
Segundo Orleans, muitos boatos chegaram à imprensa e até a Assembleia Legislativa de que estava faltando sangue e que, ao mesmo tempo, o produto estava sendo extraviado.
O Presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia, Sid Orleans, viajou na manhã de ontem para Guajará Mirim com o intuito de fazer o levantamento da veracidade de informações referentes à falta de sanguedisparada nos meios de comunicação por representantes do Conselho Municipal de Saúde.
No mês de novembro do ano passado a Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará, devido a sua baixa produção de sangue, com o consequente encarecimento do produto e até para gerar eficiência ao gasto do dinheiro público, foi reclassificada para Agência Transfusional que apenas estoca e guarda sangue. Com isto parte dos profissionais foram devolvidos a Secretaria Estadual de Saúde para ofertar o suporte necessário ao funcionamento do Hospital e futura abertura do novo Hospital Regional.
Acontece que nos últimos dias segundo Orleans, muitos boatos chegaram à imprensa e até a Assembléia Legislativa de que estava faltando sangue e que, ao mesmo tempo, o produto estava sendo extraviado. “A Agência de Guajará é uma das mais bem equipadas e estamos enviando o sangue em quantidade que excede a necessidade, explica o Presidente.
Durante reunião com os técnicos de Guajará ficou evidenciado que apenas 44 bolsas venceram entre os meses de novembro de 2016 a fevereiro de 2017, o que é plenamente aceitável, segundo Sid, tendo em vista que as hemácias tem apenas 35 dias de vida e as plaquetas 5 dias. “Não está fatando sangue. Precisamos apenas melhorar a logística e a comunicação entre o Hemocentro Coordenador, as Unidades de Coleta e Transfusão e as Agências Transfusionais e isto será totalmente resolvido no município de Guajará Mirim nos próximos dez dias, finaliza o Presidente.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook