Nazareno, o lixo de Rondônia!

“Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-las”.

Professor Nazareno*
Publicada em 07 de junho de 2017 às 15:06

            “Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-las”.  Quando Voltaire disse isso, não imaginava que num futuro distante haveria um lugar chamado Porto Velho, capital de um Estado chamado Rondônia. O Brasil, infelizmente, já existia, mas certamente não era do conhecimento do grande filósofo francês. Longe, mas muito longe mesmo de ser um pensador, filósofo, ensaísta ou alguém de destaque, eu gosto de escrever textos. Não sou  governador, mas tenho um blog (http://blogdotionaza.blogspot.com.br) onde publico os meus escritos. Sou, claro, professor de Redação e produzo textos como forma de treinar e incentivar meus alunos. Nada mais natural, o problema são as reações incoerentes que às vezes passam dos limites, não com os textos ou suas ideias, mas comigo mesmo.

            Confesso que fico espantando com a repercussão de alguns destes escritos. Um dos últimos que escrevi foi “Em busca de um símbolo” criticando a presepada que fizeram com o Espaço Alternativo de Porto Velho. Mais de duzentas mil pessoas leram o referido artigo, conforme consta no site Tudorondonia, no meu blog e nos comentários nas redes sociais. São mais de 10 mil comentários, curtidas e compartilhamentos. Geralmente não leio as reações, pois além do respeito tenho muito carinho por todos os meus leitores. Posso não estar com a razão, mas é dessa maneira que penso sobre o fato. Porém, muitos desses meus leitores, zangados, partem para a ignorância sem medir possíveis consequências futuras. Não entendo por que leem o Professor Nazareno quando têm Foucault, Machado, Drummond, Clarice, Sartre, Euclides da Cunha, etc.

            Muitos outros textos são criados a partir dos meus. E isso é muito bom: um texto dando combustível a muitos outros. Fico realizado. Joelson Teixeira, por exemplo, produziu um escrito sensacional. Marcelo Negrão produziu outro, também muito bom. Vinícius Canova, idem. E até pessoas que não moram mais aqui nem vivem nossa triste realidade também se inspiraram para expor suas ideias. Como o senhor Diego Paes que fez um excelente escrito, embora muito apelativo e senso comum. Uma ex-aluna minha, Luciana Mourão, que mora em São Paulo, também contribuiu com seus belos escritos.  Porém, há fatos tristes. Thalita Vitória afirmou: “nunca gostei dele e depois dessa só tenho mais desprezo por ele”. Voltaire tremeu no túmulo. Ricardo Erse, outra pessoa maravilhosa, disse: “A eterna imbecilidade defecada pelos dedos do tal professor”.

Carlos Caldeira, pessoa fantástica, ex-candidato a vereador de Porto Velho e homem muito sensato se saiu com esta: “Eu acho que o Professor Nazareno já levou muito chifre em Porto Velho, pra ele odiar tanto a cidade”. Outra leitora disse que o Tudorondonia deveria ser censurado. Juliana disse que o texto era desprezível e quem o escreveu mais ainda. Como ela sabe? Muitos outros leitores apelaram para a censura pura e simples e atacaram o autor, não a obra. Esqueceram-se da nossa Constituição e da liberdade de expressão? Uma pena. Mas muitos me deram razão e detonaram mais ainda com a “capital do lodaçal” e seus incompetentes gestores. Sem os referidos textos, será que as pessoas demonstrariam tanto amor assim à cidade? Pior: se não levar um tiro, eu o “lixo de Rondônia” continuarei escrevendo sobre Porto Velho, o Brasil e o mundo. Há defeitos? Consertem ou os mostro. E se não gostarem, não leiam. Simples.

*É Professor em Porto Velho

Comentários

  • 1
    image
    joao roberto 07/06/2017

    O PROFESSOR N A Z A R E N O NAO INVENTA ELE MOSTRA AS COISAS E OS QUE FICARAM INDIGNADOS E BRAVOS PRECISAM IREM NA RODOVIARIA AI DE PORTO VELHO E LA PRACA JONATHAS PEDROZA NA SETE E CHEIRAR AQUELE AR PODRE E A SUJEIRA ALI EXISTENTE E DEPOIS CONCLUIR SE AS FALAS DO PROFESSOR E VERDADE OU MENTIRA, DIGO MAIS AINDA GOV. FEDERAL, GOV ESTADUAL E GOV MUNICIPAL E UM POUCO DA POPULACAO, MESMO ASSIM AINDA E DIFICIL MUDAR PORTO VELHO, A SUJEIRA TA CABECA DO POVO E OS GOVERNANTES NAO TEM CAPACIDADE DE ESTAR EM TODOS OS LUGARES E SENDO ASSIM SEMPRE HAVERA UM BAIRRO OU MESMO PARTE DO CENTRO S U J O E CATINGANDO.

  • 2
    image
    NORDMAN CASTRO GUIMARAES 07/06/2017

    É fácil, o senhor fica ai, empoleirado num cabo de vassoura, criticando, zoando, muitas vezes inconveniente, sim: o que o senhor tem feito por sua cidade? (ela também é sua!) Promova uma campanha, vamos humanizar Porto Velho, em vez de ficar escrevendo essas baboseiras que muitos ainda chamam de verdades. Elabore um Projeto, encaminhe a Câmara Municipal. Grave um vídeo varrendo sua calçada, recolhendo seu lixo, separando os orgânicos dos sólidos, faça sua parte, suas verdades não são absolutas. Vamos nazareno! trabalhe, você é inteligente! faça o seu melhor, Porto Velho tem os mesmos problemas que o mundo tem. Vamos trabalhar homem! Mostre as coisas boas que tem por aqui. Esse povo bom que é o Porto-velhense! que nos recebeu tão bem! Recebeu franceses, libaneses, turcos, piauiense (como eu) italianos, ingleses e por ai vai. A Europa, o velho mundo a 200 300 anos, também fedia!!! o povo mijava na rua, nas praças. (sabia?). Vamos homem, saia desse seu casulo, faça alguma coisa. (que não seja encher o "CALÇÃO). um grande abraço.

  • 3
    image
    Amauri Leal 07/06/2017

    Realmente nosso Porto Velho precisa melhorar muitas coisas, mas temos um estado maravilhoso sim. Conseguimos fazer piada com nossos problemas, recebemos as pessoas de braços abertos e até mesmo os imigrantes de todos os lugares, temos lugares lindos com paisagens maravilhosas, temos diversidade cultural, é como se o mundo inteiro fosse aqui. O problema do nossa Capital é que ele é mal administrada, mas temos muitas coisas boas. Isso é sim motivo de orgulho. Temos que valorizar mais nossa Capital e nos orgulharmos dela.

  • 4
    image
    celivaldo soares 07/06/2017

    Caro professor Nazareno, sabemos que problemas todas as cidades/estados tem. apontar os defeitos, sem dar soluções, nos mostra uma atitude vazia e desmerecedora de creditos. Vc chegou em porto velho buscando realizar seus sonhos, pois es sua cidade nao tinha o que lhe ofertar, por carencias de emprego. A educação em nosso pais estar sendo vista como degraus para senso demograficos e votos para politicos, pois nao ha uma classe coesa e solidaria entre os educadores, principalmente pela falta de reconhecimento nos salarios dos professores. Mas esta falta de reconhecimento por parte dos governantes, nao lhe dar o direito de oferta palavras denegradoras (mesmo que os problemas nao sejam solucionados pelo prefeito). junte ao ente municipal e ofereça sua vasta "experiencia" no ato de administrar. pois falar só tem sentido, quando se dar solução. Faça como um educador que vc é. quando se corrige a prova de aluno; lhe mostra onde ocorreu o erro, justificando-o. isto é educar. apontar nao é a solução.

  • 5
    image
    PROFESSOR NAZARENO, NÃO SE APOSENTOU AINDA? NÃO 07/06/2017

    PROFESSOR NAZARENO, NÃO SE APOSENTOU AINDA? NÃO FOI PARA SUA PASSARGADA LUGAR ONDE VOCE NUNCA VAI SER REI, SÓ MESMO RONDONIA PARA LHE ATURAR; PELO AMOR DE DEUS SE APOSENTE E VÁ PARA A SUA LONDRINA ONDE ATÉ UM IMOVEL O SENHOR JÁ ADQUIRIU, NOS DEIXE EM PAZ, AS COISAS JÁ ESTÃO MUITO DIFICEIS, PARA AGUAENTAR UMA PESSOA QUE SO LEVA O ESTADO DE RONDONIA PARA BAIXO. O SENHOR TEM DE SAIR DA CAPITAL E CONHECER O INTERIOR DO ESTADO. MAS O SENHOR NÃO IRA FAZER ISSO POIS PREFERE CONTINUAR NA SUA MEDIOCRIDADE.

  • 6
    image
    PROFESSOR NAZERENTO 07/06/2017

    PROFESSOR NAZARENTO, NÃO SE APOSENTOU AINDA? NÃO FOI PARA SUA PASARGADA LUGAR ONDE VOCE NUNCA VAI SER REI, SÓ MESMO RONDONIA PARA LHE ATURAR; PELO AMOR DE DEUS SE APOSENTE E VÁ PARA A SUA LONDRINA ONDE ATÉ UM IMOVEL O SENHOR JÁ ADQUIRIU, NOS DEIXE EM PAZ, AS COISAS JÁ ESTÃO MUITO DIFICEIS, PARA AGUENTAR UMA PESSOA QUE SO LEVA O ESTADO DE RONDONIA PARA BAIXO. O SENHOR TEM DE SAIR DA CAPITAL E CONHECER O INTERIOR DO ESTADO. MAS O SENHOR NÃO IRA FAZER ISSO POIS PREFERE CONTINUAR NA SUA MEDIOCRIDADE.

  • 7
    image
    DELEGADO FIGUEIREDO 07/06/2017

    Embora não concorde com alguns apontamentos e opiniões do professor Nazareno, em sua maioria refletem apenas a verdade. O que ocorre é que alguns ufanistas idiotas teimam em acreditar que vivemos em uma terra onde o manar continua caindo do céu. Como a maioria dos meus amigos e inimigos sabem , sou de Manaus, no entanto, resido em Rondônia há mais de 34 anos e amo essa terra. Entretanto, nossa capital, se comparadas a outras cidades do interior, realmente se apresenta como um lixo urbano, fruto de administrações desastrosas. Como já dito em outro texto, o melhor prefeito de Porto Velho foi o engenheiro Luiz Gonzaga, que em 06 meses não fez uma sarjeta, no entanto, não desviou sequer um clip do patrimônio público.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook