Nível do rio Madeira chega a 9,12 metros e a tendência é diminuir ainda mais, informa a Defesa Civil Municipal
Gabinete de gestão é instituído para agir de forma antecipada em caso de escassez hídrica
A Defesa Civil segue realizando monitoramento constante
O nível do rio Madeira chegou a 9,12 metros na terça-feira (7), conforme foi informado pela Defesa Civil Municipal. O órgão, inclusive, já tinha alertado que em virtude da redução das chuvas na cabeceira, a tendência seria de recuo das águas, também devido ao início do período conhecido como ‘verão amazônico’.
Conforme a Defesa Civil, a bacia do rio Madeira, no município de Porto Velho, sofre influência em 74% das chuvas que caem na Bolívia, 12% pelas chuvas do Peru e apenas 14% das águas pluviais que chegam ao solo brasileiro.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Elias Ribeiro, disse que a tendência para os próximos dias é de que o nível do rio diminua ainda mais, caso seja mantida a previsão dos institutos meteorológicos e da Agência Nacional de Águas (ANA).
“A Defesa Civil segue realizando monitoramento constante. Inclusive, instituímos um gabinete para agirmos de forma antecipada, buscando apoio e estrutura para enfrentamento de escassez hídrica, caso se consolide o que está previsto”, comentou Ribeiro.
Disse ainda que a Prefeitura de Porto Velho, através da Defesa Civil Municipal, aguarda o agendamento de uma nova reunião com as instituições que tratam das questões climáticas, o que deve acontecer até o final de maio, para mais informações e orientações.
Com base no que for informado, estratégias serão adotadas pelo município, visando enfrentar a estiagem e uma possível escassez de água, se for necessário.
CAMPANHA SOLIDÁRIA UNE MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA PARA AUXILIAR VÍTIMAS DE ENCHENTES
Municípios se juntam através da AROM para arrecadar doações, que serão enviadas através da Eucatur
Prefeitura de Porto Velho participa de campanha solidária em prol do Rio de Grande do Sul
Os principais pontos de coleta funcionarão no Prédio do Relógio e na sede da Associação Rondoniense de Municípios (Arom)
Aprovados são convocados para matrículas em 2ª Chamada
As matrículas em 2ª chamada são destinadas ao ingresso de discentes para cursos do 1º semestre letivo de 2024, ofertados nos campi de Ariquemes, Ji-Paraná, Presidente Médici, Cacoal e Vilhena
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook