No Brasil, violência obstétrica atinge uma em cada quatro mulheres
Essa preocupante realidade, no entanto, está sendo combatida. Programa inédito foi ao ar às 17h30, no último domingo (24), pela TV Justiça e pode ser visto também no canal do MPF, no YouTube.
Foto: João Américo, Secom/PGR
O momento do parto é transformador e marcante – seja pela chegada do sonhado bebê, seja pela experiência positiva ou negativa. No Interesse Público desta semana, mulheres relatam casos graves de violência obstétrica nos hospitais pelo país. Além do tratamento humilhante, há relatos de agressões verbais e procedimentos desnecessários. O MPF trabalha para mudar essa triste realidade.
O IP foi até Goiânia, onde o Detran alterou, por conta própria, as regras para inspeção de veículos. Para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a mudança fere a lei, já que esse tipo de alteração só pode ser feita pela União. A PGR defende a concessão de uma liminar para suspender as regras até que a legitimidade da portaria seja julgada.
Em Pernambuco, a equipe do Interesse Público acompanha a decisão judicial que determinou a retirada de 60 barracas que ocupam irregularmente a praia de Maria Farinha. Segundo a decisão, bares e restaurantes instalados no local estariam provocando acúmulo de lixo e poluição da água.
E, ainda, uma reportagem sobre os 25 anos da Lei de Improbidade Administrativa. Reunião em Brasília debateu a eficácia da lei na gestão da administração pública. Entre os pontos polêmicos em discussão, a aplicação dos acordos de leniência, que reduzem a pena de infratores em troca da colaboração com as investigações e da denúncia de outros envolvidos no crime. O encontro faz parte do projeto MPF Cidadão 30 anos.
Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.
O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Para críticas e sugestões, fale conosco pelo endereço eletrônico: [email protected].
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook