Noções básicas para quem deseja iniciar na jardinagem

Além disso, vamos explorar também outros assuntos importantes, como o adubo apropriado e a irrigação, de modo a criar o jardim perfeito

Da redação/Foto: Divulgação
Publicada em 06 de junho de 2023 às 17:08
Noções básicas para quem deseja iniciar na jardinagem

Se você é alguém que deseja iniciar a jardinagem, então este artigo é para você. Aqui vamos abordar as bases da jardinagem – desde a escolha das flores mais adequadas para o seu ambiente até o cultivo e cuidado delas.

Além disso, vamos explorar também outros assuntos importantes, como o adubo apropriado e a irrigação, de modo a criar o jardim perfeito. Acompanhe as dicas a seguir para não errar:

Selecione as flores certas para o seu jardim

A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir qual a melhor flor para o seu jardim. Cada flor tem suas próprias necessidades e características de crescimento. Portanto, é importante considerar a luz solar, a umidade, a temperatura, a água e o solo, antes de escolher a flor certa. Por exemplo, perenes são mais adequadas para jardins onde você quer mudanças constantes, enquanto anuais são boas para jardins de curto prazo. Se você não tem certeza, visite um florista local para obter mais conselhos úteis. Combinar as flores da estação com folhagens também é uma ótima maneira de manter o seu jardim lindo o ano todo. As folhagens geralmente não demandam muito trabalho, precisam apenas de água e luz solar. As rosas, por exemplo, não gostam de muita umidade e apreciam muito a luz solar, além de necessitarem de poda com uma certa frequência.

Depois de escolher o tipo certo de flor, é hora de preparar o terreno e plantar as flores. Antes de começar a plantar, certifique-se de remover todas as plantas e ervas daninhas do local. Este passo é importante porque as plantas daninhas podem competir com as suas flores por nutrientes no solo. Além disso, a erva daninha também pode fornecer um abrigo para os insetos.

Adubo

Embora seja importante usar um composto orgânico, também é importante adicionar algum tipo de fertilizante à terra. O tipo de fertilizante que você escolhe depende do tipo de flor que você está cultivando. Por exemplo, algumas flores precisam de adubo com alto teor de potássio, enquanto outras flores preferem adubo com baixo teor de cálcio.

Irrigação

Você também precisa ter certeza de que as suas flores estão sendo regadas de forma adequada. O local onde você estiver ao cultivar as flores determina como elas devem ser irrigadas. Por exemplo, flores que são plantadas em campos abertos precisam de menos água do que flores plantadas em áreas protegidas. Além disso, as flores também precisam de água suficiente durante a floração.

Depois de plantar as suas flores, é importante continuar cuidando delas para que elas cresçam corretamente. Isso inclui cuidar das folhas, remover ervas daninhas e pulverizar inseticidas, se necessário.

Além disso, certifique-se de que as plantas recebam luz solar direta por pelo menos seis horas por dia. Essa luz permitirá que as flores cresçam saudáveis e bonitas.

Corte

Algumas variedades de flores plantadas no seu jardim precisam ser cortadas na floração. Isso faz com que a planta se regenere e se prepare para outra floração. Com isso, você pode preparar lindos arranjos ou cestas de aniversário para presentear alguém especial.

Cuidar das plantas é um hábito muito bom de se cultivar. O ato de mexer na terra tranquiliza e ajuda as pessoas a relaxar. E ainda, não há quem não goste de ganhar uma linda flor, principalmente quando colhida do seu próprio jardim. Experimente você também e inclua a jardinagem na sua rotina.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e lhe dê mais confiança para começar na jardinagem. Se você tiver alguma dúvida, visite algum florista local para saber informações mais detalhadas sobre o solo e a irrigação da espécie que você deseja plantar.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook