Nota de Esclarecimento do Sinepe RO sobre redução das mensalidades

Confira

Assessoria
Publicada em 08 de maio de 2020 às 16:45

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Rondônia (Sinepe-RO) torna público que tomou conhecimento da decisão da 8ª Vara Cível de Porto Velho, que determina redução de 10% nas mensalidades das instituições de ensino superior do Estado de Rondônia durante a vigência do Decreto Estadual nº 24.999 de 04/05/2020, publicado na Edição nº 83 do Diário Oficial do Estado de Rondônia.

Diante da decisão, a Direção do SINEPE-RO reitera sua preocupação com o impacto negativo no fluxo de caixa das instituições, o que poderá culminar na demissão de centenas de professores e funcionários, prejuízo no currículo de milhares de alunos, falência de instituições e consequentemente sobrecarga do sistema público de educação.

Cabe observar que as instituições, desde o começo da pandemia, estão sofrendo perda de receita em razão de evasão de alunos, inadimplência e medidas governamentais por meio de Decretos.

Além disso, escolas e faculdades tiveram que aumentar os investimentos e gastos com tecnologia e capacitação de professores para a manutenção de atividades remotas.

É previsível que a decisão da Justiça, pela diminuição das mensalidades sem um estudo prévio em conjunto com esta entidade e representantes das instituições de ensino, pautado em dados reais, colocará em risco a sobrevivência do setor.

Esclarecemos que até o momento buscamos manter o diálogo, respondendo ofícios e recomendações que nos foram encaminhados, participando de reuniões com órgãos e autoridades para manter nossos afiliados cientes de todas as demandas que surgiram no período.

A partir desta ação judicial manifestaremos sobre o tema apenas nos autos, lembrando que toda decisão judicial cabe recurso e, que, portanto, este será o caminho para o SINEPE-RO restabelecer o diálogo com a Justiça.

Nossa defesa é, e sempre será, em prol da educação.

SINEPE-RO

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Rondônia

 

Comentários

  • 1
    image
    Emanoel Bandeira 09/05/2020

    Gasto com tecnologia? Evasão de alunos? Cadê a base pra esses argumentos? Documentos e cálculos que comprovem tudo o que esse SINEPE tá falando?? estão usando videoconferência com ferramentas do Google e aulas gravadas. Uma vergonha esse SINEPE.

  • 2
    image
    Henry 08/05/2020

    O segmento de ensino particular é um dos mais lucrativas que existe, sendo que essa redução certamente não trará prejuízos financeiros as Instituições de Ensino, mas apenas uma pequena diminuição nos seus percentuais de lucro. Na verdade, falta sensibilidade aos proprietários destas Instituições em um momento tão difícil que estamos vivenciando. As escolas particulares estão com as salas cheias e, algumas para conseguir vaga tem que reservar meses antes de findar o ano. Se ocorrer evasão de alunos por conta da pandemia, tais vagas serão disponibilizadas para o ingresso de outros, ou seja, não terão prejuízo algum.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook