O atual governo federal detesta, despreza e odeia profundamente os brasileiros mais pobres

“Pátria Amada Brasil”, é o slogan do atual governo. Mas a parte do Hino “Dos filhos deste solo és mãe gentil” o governo se esqueceu completamente.

Itamar Ferreira *
Publicada em 04 de junho de 2019 às 15:04

Não se trata de figura de linguagem ou de divergência ideológica, tão pouco não é um confronto de ideias entre esquerda e direita, é uma constatação simples, uma obviedade que salta aos olhos e uma conclusão inevitável ao se analisar a esmagadora maioria das medidas já implementadas ou que estão sendo anunciadas.

“Pátria Amada Brasil”, é o slogan do atual governo. Mas a parte do Hino “Dos filhos deste solo és mãe gentil” o governo se esqueceu completamente. Veja um dos casos mais recentes: o veto à gratuidade das bagagens nas viagens áreas, onde se justificou tal medida por ser emenda de um partido de oposição e porque “eles gostam de pobre”. Ou seja, é réu confesso quanto ao desprezo e ódio incontidos aos mais pobres.

Mas há mais, muito mais. O fim da política de valorização do salário mínimo criada por Lula, com aumento real anual acima da inflação, que elevou o Mínimo de menos de U$ 100 para mais de U$ 300 dólares em uma década. O que vai acontecer na próxima década? A tendência será voltar ao valor de menos de cem dólares. Só para se ter uma ideia do impacto, aproximadamente 70% dos aposentados recebem o Mínimo.

Uma das primeiras medidas do atual governo foi acabar de forma atabalhoada com a participação dos cubanos no “mais médicos”, um programa exitoso que levou médicos aos mais distantes rincões do Brasil. Se tivesse mais preocupação com os pobres e menos com uma ideologia radical, teria feito uma transição mais tranquila, primeiro providenciando os substitutos.

Já anunciou que pretende acabar com 90% das normas de segurança e saúde do trabalho, sendo que no Brasil acontece 700 mil acidentes de trabalho por ano, entre 2012 e 2016 ocorreram 13.300 mortes no trabalho, neste período o custo dos acidentes ao ISS foi de R$ 22 bilhões.

Cortes de investimentos na educação, sem qualquer estudo ou critério, quando deveria viabilizar mais recursos. E não se restringem apenas às Universidades da “balburdia”, colocadas como bode expiatório, é corte nas bolsas de mestrados e doutorados, na pesquisa, no PROUNI, no FIES, nos Institutos Federais, no piso nacional da educação, no transporte escolar...

A promessa de criar uma Carteira do Trabalho Escravo (também conhecida como Verde Amarela), onde serão eliminados a maioria dos atuais direitos dos trabalhadores e que logo se tornaria ou tornará a Carteira de todos; pois os empresários podendo escolher entre dois tipos de Carteira de Trabalho, iria escolher a com mais ou menos direitos?

O atual ministro da saúde fala abertamente em acabar com o SUS ou ao menos com a gratuidade. É um plano inescrupuloso para criar mercado para os hospitais particulares, lógico que milhões poderão perecer por não poder pagar, mas quem é que liga para pobre no atual governo?

Quer acabar com o “Minha Casa Minha Vida” e criar o “Meu Aluguel Minha Vida”. Qual o grande sonho de qualquer pessoa? Ter a sua própria casa, de “papel passado” em seu nome e fugir do aluguel. Mas este não é um governo que se preocupa com sonhos do povo, aliás se esmera em destruí-los.

Logicamente tem mais, muito mais maldades, como menos recursos para a agricultura familiar, destruição do meio ambiente, aumentos abusivos da gasolina e do gás de cozinha...

* Itamar Ferreira, é bancário, dirigente sindical, formado em administração de empresas, pós-graduado em metodologia do ensino, pós-graduando em direito e processo do trabalho e advogado.

Comentários

  • 1
    image
    Roque 07/06/2019

    Eu penso que após 16 anos, mudar era necessário porque navegar sob um novo comando é "preciso" para que a esperança possa renascer no coração do povo brasileiro. Ao escritor do artigo dói perder benefícios, no entanto, destruíram toda a estrutura financeira do país e agora é preciso consertar e para isso, às vezes, machuca e até sangra, porém, quem realmente reclama não são os pobres.

  • 2
    image
    Paulo César 07/06/2019

    Um verdadeiro Estadista em tempos de crise não faz algo para agrada a massa e sim por necessidade de salva a pátria! Todos temos que fazer sacrifícios para que a máquina do Estado volte a funcionar! Fomos roubados, saqueados por uma quadrilha de políticos e agora temos que pagar a dívida e se ficarmos nos enganando que está tudo bem e que a esquerda trabalha pro pobre logo compartilharemos da sorte da Venezuela e Cuba...

  • 3
    image
    Geraldo Linhares 07/06/2019

    Lendo os comentários desta turma bozominion, fica claro uma coisa: O sem cérebro Bolsonaro não consegue mover uma palha de forma produtiva, para governar o país. E para justificar essa falta de capacidade, conhecimento, caráter, humildade e decência do ocupante do Planalto, o bando (também sem cérebro) que o apóia, prefere jogar toda a culpa nos governantes anteriores. Será que o Bolsocego não sabia como estavam as coisas no Brasil, estando há 28 anos mamando nas tetas do Congresso, como Deputado Federal??? Agora se faz de vítima, de coitado! E os desmiolados apoiadores do pior presidente de que se tem notícias, para não aceitarem sua decisão jumenta em votar num desmiolado, somente querem culpar governantes anteriores. Procurem uma escola! Os CEEJA'S costuma ter vagas para as séries iniciais. Matriculem-se! Escola ensina a ler, escrever e pensar.

  • 4
    image
    Negro 06/06/2019

    "Sindicalista Itamar" Você calado é um POETA. Cai na real, você quer enganar quem??? Sempre foi aproveitador das tetas dos sindicatos, Cut e PT. Acabou a moleza, vai coquinho no mato seu lunático.

  • 5
    image
    jacir 06/06/2019

    Quem gosta de pobre é o LULADRÃO, que durante 16 anos de desgoverno, deixou os pobres mais pobres, os únicos pobres que sairam da pobreza foram seus filhos catadores de merdas de elefantes é hoje são milionários, onde estavam quem critica hoje o PRESIDENTE BOLSONARO, que esta no governo a cinco meses tentando concertar o maior assalto ao nosso BRASIL

  • 6
    image
    Paulo Antunes 06/06/2019

    É seu Itamar! Acho que o senhor sofre de amnésia. Esqueceu que o governo dos petistas/esquerdopatas ( que você defende) foi o responsável pela ladroeira descomunal na Petrobras e pelo desastre do Brasil, economicamente, nos últimos 16 anos? Aliás, quero aproveitar pra lembrar que as principais lideranças do PT, nacional, estão presas oi respondendo a processo por corrupção. # lulapreso

  • 7
    image
    Antônio 06/06/2019

    Esse idiota nasceu babaca assim ou fez algum curso para se tornar tão ridículo desse tanto? Sou pobre e o atual governo está fazendo tudo que acho certo e correto para o Brasil, você certamente não passa de sindicalista imbecil querendo se aparecer....

  • 8
    image
    Henry 06/06/2019

    A "bomba" foi abafada por muitos anos, mas chega uma hora que ela explode. Essa hora chegou. A matéria deve ser analisada com reservas, já que subscrita por um sindicalista.

  • 9
    image
    osvaldo dias fraga 05/06/2019

    Sr. Itamar Que "saudades", à quanto tempo não aparece... Estás lançando sua pré-candidatura à que mesmo ?...

  • 10
    image
    Pedro Paulo Almodovar 05/06/2019

    Como sempre, o Itamar fala com propriedade, e atiça chorume de cérebro existente na cabeça dos bosominios feito o Lindozo (rima com Bozo).

  • 11
    image
    Silvio Lindozo 05/06/2019

    Sr. Itamar! Vc inicia dizendo não se tratar de: "figura de linguagem", "divergência ideologica" ou "confronto entre direita ou esquerda". Melhor seria não ter iniciado assim. Pelo "relatorio pobre" de uma agenda mediocre e repetitiva, muito melhor: 1) identificar o q os Governos dos últimos 20a deixou de fazer para estarmos assim. 2) Em vez de so criticar, proponha ideias em beneficio do povo e não para se apresentar como candidato às próx. eleições.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook