O DIA NA HISTÓRIA - 24 DE NOVEMBRO!

O governador Humberto Guedes instala o sexto município do Território, Pimenta Bueno, empossando o morador Vicente Homem Sobrinho, que já vinha exercendo a administração do antigo distrito de Porto Velho

Lúcio Albuquerque
Publicada em 24 de novembro de 2021 às 08:48
O DIA NA HISTÓRIA - 24 DE NOVEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia Mundial do Rio (Unesco). Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais. Católicos lembram Santa Ana Maria Sala.  Santo André Dung-Lac. São Colmano de Cloyne.

RONDÔNIA: O governador Humberto Guedes instala o sexto município do Território, Pimenta Bueno, empossando o morador Vicente Homem Sobrinho, que já vinha exercendo a administração do antigo distrito de Porto Velho.

BRASIL: 1631 – Holandeses incendeia a cidade de Olinda (PE). 1861 – Nasce Cruz e Souza, o maior poeta do simbolismo brasileiro. 1874 — Nasce Charles Miller, considerado “pai” do futebol e do rugby no Brasil.

MUNDO: 1831 —Michael Faraday (ING) descobre a lei do eletromagnetismo, chamada “Lei da Indução” ou “Faraday”. 1859 - Charles Darwin publica “A Origem das Espécies”, teoria sobre a evolução da vida e a seleção natural. 1963 — Acusado pela morte do presidente JFK, Lee Harvey Oswald, é morto na prisão, por Jack Ruby, em frente a  dezenas de agentes do FBI. 1974 — Descoberta de 40% do esqueleto do Australopithecus afarensis, apelidado "Lucy", na Etiópia. 1991 - Morre Freddie Mercury, cantor e compositor anglo-tanzaniano. 2016 — O governo da Colômbia e as FARC encerram a guerra civil depois de 50 anos.

FOTO DO DIA: Há 41 anos era instalado o sexto município do Território de Rondônia, Pimenta Bueno, cujo nome deriva da homenagem feita a Francisco Antônio de Pimenta Bueno, um político cuiabano – até 1943 quando foi criado o Território do Guaporé, toda aquela região era parte do Estado de Mato Grosso. A vila que se formou a partir da implantação de um posto telegráfico pela Missão Rondon, al[em de índios, era habitada até a metade da década de 1960 por seringueiros e garimpeiros de diamante mas a partir de então, via BR-29, começaram a chegar migrantes, maioria mineiros, sendo que a organização fundiária começa em 1969, quando o Incra instala na região um Projeto Integrado de Colonização. A população atual de Pimenta Bueno está em torno de 40 mil pessoas (IBGE) – Foto da festa popular pela instalação. Acervo Moacir Moura)

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook