O DIA NA HISTÓRIA - 29 DE DEZEMBRO!

1981 – Em Brasília, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira, que governava o Território desde 1979, toma posse como primeiro governador do Estado de Rondônia

Lúcio Albuquerque
Publicada em 29 de dezembro de 2021 às 07:52
O DIA NA HISTÓRIA - 29 DE DEZEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia Internacional das Diversidades Biológicas. Católicos lembram São Tomás Becker, considerado santo e mártir por católicos e anglicanos.
 
RONDÔNIA: 1981 – Em Brasília, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira, que governava o Território desde 1979, toma posse como primeiro governador do Estado de Rondônia.

BRASIL: 1821 — O jornal “Gazeta do Rio de Janeiro” criado por D. João VI,  passa a se chamar Gazeta do Rio. 1903 — Nasce o artista plástico Cândido Portinari.1913 — Guerra do Contestado: o governo brasileiro monta uma Força Pública Catarinense de 200 homens para se dirigir àquela região. 1965 — O presidente Castelo Branco constituiu uma comissão para elaborar o projeto de construção da ponte  Rio/Niterói. 1992 – O vice-presidente Itamar Franco assume a Presidência do Brasil.  

MUNDO: 1864 – O jornal Diário de Notícias (Lisboa), mais antigo jornal diário português, completa 157 anos de circulação diária. 1891 - Thomas Edison patenteia o rádio. 2013 — O piloto de F1 Michael Schumacher, se acidenta enquanto esquiava nos Alpes Franceses. 

FOTO DO DIA: Vila Erse, localizada no Bairro Caiari, foi construída para abrigar funcionários da ferrovia Madeira-Mamoré e oficialmente inaugurada durante a visita do presidente Getúlio Vargas (outubro de 1940). O nome da vila era homenagem ao engenheiro Francisco Erse, um profissional responsável por várias obras em Porto Velho. Em 1984 o governador Jorge Teixeira fez um acordo com os moradores, mandando construir uma vila com casas e terrenos maiores a menos de 500 metros de distância, o que, na época, foi motivo de críticas tanto de alguns moradores quanto da oposição. Em lugar da vila foi construído um prédio, que em 23 de outubro de 1995, por lei aprovada pela Assembleia Legislativa, passou a chamar-se Casa da Cultura Ivan Marrocos, que abriga o complexo cultural composto pelas Galeria Afonso Ligório e Galeria Forte Príncipe da Beira. (F. colorização Luís Claro)

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Retrospectiva de 2021

Retrospectiva de 2021

Mas, é aquela velha história, quando se compara “algo” razoável com uma coisa muito ruim, esse “algo” torna-se bom demais. Que venha 2022 e seja um grande ano!