O discurso do espantalho

Tal discurso sinaliza que embate PT vs. Bolsonaro está longe de terminar, o que não vai ajudar a pacificar o país e colocar comida na mesa dos brasileiros

Alex Solnik
Publicada em 06 de junho de 2023 às 14:55
O discurso do espantalho

Montagem (da esq. para a dir.): Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro e o tenente-coronel Mauro CidMontagem (da esq. para a dir.): Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro e o tenente-coronel Mauro Cid (Foto: Divulgação / Alan Santos-PR)

Toda vez que apanha, Lula reage lembrando como era o Brasil nos tempos de Bolsonaro. É como se dissesse: não estão contentes comigo?, não se esqueçam que os livrei de uma boa! Imaginem o horror que seria se eu perdesse a eleição! 

Usa o ex-presidente como espantalho - que também quer dizer “indivíduo inútil” e “pessoa feia, muito magra” - para espantar as aves do mau agouro, do mau olhado e os abutres. 

Até aí, tudo bem. Ele está certíssimo. Lançou-se a uma batalha duríssima na idade em que a maioria veste o pijama e cuida dos netos. E venceu a maior ameaça à democracia desde a redemocratização. Veio, viu e venceu. Merece todos os louros.

No entanto, uma das consequências desse discurso é que Bolsonaro não cai no ostracismo - que é onde já deveria estar. Toda vez que Lula cita um malfeito de seu antecessor para marcar a diferença com a realidade de hoje, mantém seu nome no noticiário e habilita-o como seu antagonista, seu principal adversário ou inimigo.

Nove anos mais jovem que Lula, Bolsonaro terá, daqui a oito anos - durante os quais provavelmente estará inelegível, a julgar pelo andar da carruagem - a mesma idade que ele tem hoje. Se for preso, estará livre em oito anos. 

Poderá, portanto, em tese, concorrer de novo à presidência em 2030, sem ter de enfrentar Lula, que não poderá se candidatar ao terceiro mandato - se é que vai se candidatar ao segundo.

O discurso do espantalho sinaliza que o embate PT vs. bolsonarismo está longe de terminar, o que não vai ajudar, com certeza, a pacificar o país e colocar comida na mesa dos brasileiros.

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    sebastian 06/06/2023

    Começou novamente. Quando a jornalista foi agredida por segurança sei de quem, a mídia toda ficou calada. As feministas, direitos humanos, ministra das mulheres e outros defensores não sei do quê ficaram mudos e surdos. Agora começaram a sair da hibernação para falar do governo passado.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook