O que são as carteiras de criptomoedas e como elas funcionam?
Nesse artigo, falaremos um pouco sobre como funcionam essas carteiras de criptomoedas, o que são, como elas funcionam e onde podemos usá-las
O dinheiro, especialmente o utilizado no cotidiano, costuma ser guardado em carteiras físicas, cartões de débito e, mais recentemente, em e-wallets, como o Apple Pay e o Google Pay. O cenário das moedas digitais opera de forma semelhante. Para armazenar Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Litecoin (LTC) ou qualquer outra criptomoeda, é necessário utilizar carteiras específicas para criptomoedas.
Nesse artigo, falaremos um pouco sobre como funcionam essas carteiras de criptomoedas, o que são, como elas funcionam e onde podemos usá-las.
O que é uma carteira de criptomoedas?
Quando alguém realiza uma transferência de criptomoedas para outra pessoa, esses ativos são registrados na blockchain. A blockchain é conhecida como um banco de dados descentralizado que surgiu juntamente com o Bitcoin (BTC) no final de 2008.
As carteiras, por sua vez, são softwares ou dispositivos físicos que concedem aos usuários acesso a esses ativos digitais armazenados nesse sistema. Além disso, elas possibilitam a transferência de moedas digitais sem a necessidade de intermediários.
Na prática, é como se as carteiras fossem semelhantes a uma conta bancária comum. Com a diferença de que o dono da carteira é o responsável por manter a segurança de seus ativos, algo que não acontece nas contas tradicionais, onde o banco é o responsável pela segurança das contas dos correntistas.
Como funciona uma carteira com criptomoedas?
À primeira vista, o funcionamento de uma carteira de criptomoeda parece complexo, mas o modelo é bastante intuitivo quando olhado de forma mais atenta.
Após a criação de uma carteira, é automaticamente gerada uma "seed" (semente). Essa seed consiste em uma sequência de 12 a 24 palavras em inglês, que serve como uma senha de recuperação do sistema. É essencial guardar essa seed com cuidado e não compartilhá-la com ninguém.
Após isso, a carteira gera uma chave privada, uma chave pública e um endereço. A chave privada equivale à senha da sua conta bancária, por isso não é recomendável que você compartilhe com alguém, pois é por meio dela que se obtém acesso às criptomoedas.
Já a chave pública funciona como o número da sua conta bancária. Suas criptomoedas são armazenadas nela e só podem ser acessadas com a chave privada correspondente. Por fim, há o endereço da carteira, é este endereço, gerado a partir da chave pública, que deve ser fornecido durante transferências de criptomoedas.
É possível usar as criptomoedas como meio de pagamento mesmo estando no Brasil?
No Brasil, embora o número de estabelecimentos seja limitado, já é viável localizar uma variedade de locais que aceitam criptoativos, incluindo lojas físicas e online.
Muitos brasileiros podem comprar produtos em grandes locais de vendas online, como a Microsoft e a Overstock, comprar contas premium e benefícios na Twitch, ou mesmo usar suas criptomoedas em sites de apostas, como o Winz.io, que traz aos usuários a opção de usar as moedas virtuais como forma de pagamento.
Algumas lojas que aceitam Bitcoin dentro do Brasil
Calvin Klein
A marca de vestuário passou a aceitar pagamentos em Bitcoin em algumas de suas lojas localizadas em São Paulo. As unidades da Oscar Freire, Shopping Morumbi, Shopping Iguatemi e Shopping JK Iguatemi são as lojas que adotaram esse método de pagamento.
Cine Multi
Situado em Florianópolis, o cinema revelou ser o pioneiro em seu setor ao aceitar pagamentos com Bitcoin.
Pizzaria Camelo e Tartuferia San Paolo
No Brasil, especificamente em São Paulo, estes dois restaurantes oferecem aos clientes a opção de pagar suas refeições com Bitcoin.
Para fortalecer as exportações, Governo de RO apresenta Tambaqui nos Estados Unidos
O fortalecimento da cadeia produtiva de pescados faz parte do pleno desenvolvimento pelo qual o Estado tem alcançado, com a produção sustentável de alimentos
Juíza Euma Tourinho encerra carreira na magistratura após cerca de 25 anos de dedicação ao TJRO
Por unanimidade, os desembargadores deliberaram pela aprovação da aposentadoria da magistrada
Após assumir relacionamento com Edu Guedes, Ana Hickmann busca tratamento inovador para saúde vascular
A escolha de Ana Hickmann por um tratamento de saúde vascular moderno e eficaz é uma notícia relevante por diversos motivos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook