Como funciona o processo de minerar Bitcoin?

Para que um Bitcoin exista ou até mesmo a manutenção dele seja feita, é necessário a mineração da criptomoeda

Da redação/Foto: (crédito: divulgação/Adobe Stock)
Publicada em 29 de maio de 2023 às 10:50
Como funciona o processo de minerar Bitcoin?

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda digital, criada em 2008, e sua primeira transação ocorreu em 2009. Foi lançado com o objetivo de resolver diversos problemas das moedas oficiais, como a descentralização, uma vez que não é controlado por um Banco Central ou governo de um país.

Para que a rede do Bitcoin funcione, é primordial que ocorra um processo chamado mineração. A mineração é responsável pela manutenção e criação de novos bitcoins, além de registrar e validar as transações. Continue a leitura e veja como acontece o processo de mineração.

De forma bastante resumida, a mineração de um Bitcoin é a resolução de problemas matemáticos por computadores. Ela é realizada pelos chamados mineradores, que são usuários que ofertam para a rede de Bitcoin poder computacional para a mineração. Por oferecerem o poder computacional, recebem frações da criptomoeda, a cada um que é minerado.

Todo o processo que envolve a mineração exige um alto poder computacional, grande capacidade de processamento e de energia, uma vez que os problemas matemáticos são resolvidos através de tentativa e erro. Para esse processo, os mineradores utilizam computadores adaptados especificamente para essa função, que são conhecidos como ASIC’s (Application-Specific Integrated Circuits). Esse hardware maximiza a eficiência do processo de mineração e, não à toa, há o interesse dos mineradores por minerar a maior quantidade bitcoins possíveis, já que recebem frações de bitcoins por realizarem esse processo.

A recompensa recebida pelos mineradores pode ser obtida de duas formas: através da mineração de um novo Bitcoin e também pela validação de transações com bitcoins já existentes nas exchanges de criptomoedas, visto que os usuários podem optar por pagar taxas de validação para os mineradores como forma de incentivo e também para que suas transações sejam registradas mais rapidamente.

Outro processo importante realizado dentro da mineração é o Blockchain, em tradução livre, “Cadeia de blocos” – uma tecnologia que registra todas as movimentações de um Bitcoin e atua como se fosse um livro-razão, que pode ser auditado por qualquer usuário. Os mineradores desempenham um importante papel para o pleno funcionamento do blockchain, já que são eles que validam as transações e as adicionam aos blocos.

A mineração ocorre de forma contínua, quase como uma competição, onde os mineradores disputam para resolver o próximo bloco o mais rápido possível, a fim de obter as recompensas correspondentes.

Vale reforçar que esse é um resumo simplificado e com o fim de criar uma visão geral do processo de mineração. O processo em si é bastante complexo e envolve diversos conceitos técnicos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook