OAB e Sejus realizam reunião para implantação de parlatórios virtuais

Para o presidente da Seccional Rondônia da OAB, foi alcançado o objetivo da reunião, de alinhar estratégias e diretrizes para facilitar o atendimento presencial de advogados a presos

Ascom OAB/RO
Publicada em 02 de junho de 2020 às 11:04
OAB e Sejus realizam reunião para implantação de parlatórios virtuais

O presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRO), Elton Assis, juntamente com o secretário geral e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Márcio Nogueira, e o presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas, Fadrício dos Santos, reuniram-se virtualmente nesta segunda-feira (1), com o  secretário de Estado da justiça (Sejus), Marcus Rito e sua equipe para tratar da implantação do parlatório virtual e atendimento da advocacia no sistema prisional do Estado.

“Sabemos que estamos vivendo um momento de excepcionalidade, com o Poder Judiciário em regime extraordinário, porém as audiências estão acontecendo e os prazos correndo, então precisamos buscar meios de facilitar o acesso entre advogados e seus clientes”, iniciou Elton Assis.

O presidente detalhou que apesar de haver um diálogo com alguns diretores e servidores da Sejus, ainda se encontram dificuldades em alguns aspectos. Tentando facilitar a rotina, tomou-se como base a experiência positiva do Distrito Federal com a implantação do sistema de parlatório virtual.

“A experiência teve boa aceitação da advocacia e governo do DF. Então a OABRO quer trazer a possibilidade de implantação em Rondônia, realizando o investimento necessário para colocar os equipamentos, mas sem transigir do contato presencial do advogado com o cliente. Entretanto, vamos fazer a nossa parte com a conscientização da advocacia criminal para ir ao presídio apenas em situações em que realmente for necessário”, explicou Elton Assis.

O secretário de justiça demonstrou abertura para a ideia e empatia com as questões da advocacia criminal. “É muito bom ter a OAB muito próxima para conversarmos sobre essas situações. As experiências de outros Estados também são super bem vindas. A Sejus está de portas abertas para conseguirmos desenhar essa questão do sistema de “visita virtual”, sem prescindir da visita física. Os advogados tem todos os direitos e prerrogativas defendidas pelo Estatuto”.

Para o presidente da Seccional Rondônia da OAB, foi alcançado o objetivo da reunião, de alinhar estratégias e diretrizes para facilitar o atendimento presencial de advogados a presos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Ajude Mirian Ramos Marinho!

Ajude Mirian Ramos Marinho!

Aos que não puderem ajudar financeiramente, pedimos que ajude de outra forma, compartilhando essa publicação para que mais pessoas sejam alcançadas e, assim, a meta seja concluída com sucesso