OAB repudia violência de gênero sofrida pela primeira princesa aclamada Fabio Schinayder após a 27ª Cavalgada do Trabalhador

Fabio relatou que, após receber o título de primeira princesa, passou a receber ataques nas redes sociais, inclusive ligações de ameaças contra sua vida

Ascom OAB/RO
Publicada em 07 de maio de 2022 às 11:05
OAB repudia violência de gênero sofrida pela primeira princesa aclamada Fabio Schinayder após a 27ª Cavalgada do Trabalhador

A Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia (OAB-RO) vem manifestar o seu repúdio e solidariedade, em razão da violência de gênero sofrida pela primeira princesa aclamada Fabio Schinayder, na 27ª Cavalgada do Trabalhador, realizada no município de Candeias de Jamari/RO.

Em suas redes sociais, Fabio relatou que após receber o título de primeira princesa passou a receber ataques nas redes sociais, inclusive ligações de ameaças contra sua integridade física.

Compete lembrar que o Supremo Tribunal Federal já decidiu em 2015, ao julgar o Recurso Extraordinário (RE) 845779, sobre o direito de transexuais serem tratados socialmente de forma condizente com sua identidade de gênero.

Ademais, a Suprema Corte decidiu que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero é considerada crime, enquadrando-se a conduta na Lei de Racismo (nº 7.716/89), até que haja lei específica.

A Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/RO está atenta às violações de direitos da comunidade LGBTQIA+ no nosso estado, por isso, vem manifestar apoio a princesa aclamada, assim como defender o diálogo para construção de espaços seguros, onde todas as pessoas sejam aceitas em sua integralidade.

Por fim, repudiamos veementemente toda manifestação de ódio, perseguição, censura e LGBTfobia, individual ou coletiva, aos integrantes desta comunidade. Esperamos que os órgãos competentes investiguem e punam dentro da Lei os responsáveis por mais este ato de transfobia.

Cordialmente,

Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/RO.

Comentários

  • 1
    image
    Isac Portela 08/05/2022

    Sem ser homofóbico , só estou com uma dúvida , se o concurso era para eleger a Princesa , não o Príncipe ,  pode eleger “ princeso “ ? Pois ao passar seu nome para inscrição , era óbvio saber que era um homenzinho..

  • 2
    image
    Carlson Lima 08/05/2022

    Vivemos numa sociedade hipócrita e adoecida. Em concursos assim, existem vencedores e a decisão final é de quem julga. Se foi eleita a vencedora do concurso é porque foi a escolha final de quem julga. Parabéns a Princesa da Cavalgada do Trabalhador e parabéns a OAB que tem tomado partido por esses atos preconceituosos, lamentáveis e criminosos. Gilson Soares parabéns pelo comentário e vamos lutar contra essa doença maldosa do preconceito ou incapacidade própria de pessoas perversas.

  • 3
    image
    Gilson Soares 07/05/2022

    Não infringindo as leis vigentes no país, cada um vive do jeito que quer e pode. Estes ataques homofóbicos, raciais e até de intolerância religiosa é o maior absurdo que se vê hoje em dia, especialmente nas tais redes sociais. Precisamos dar um basta a isto. Parabéns a OAB.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O descaso com a saúde do povo

O descaso com a saúde do povo

A população não pode mais esperar. O momento exige decisões imediatas, firmes e corajosas. Custe o que custar, alcance quem alcançar, pois a doença não espera

Livro conta a vida de Rondon em selos

Livro conta a vida de Rondon em selos

Biografia do Patrono das Comunicações -- brasileiro indicado ao Nobel da Paz pelo físico Albert Einstein e enaltecido pelo presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt -- , conta a trajetória do personagem numa criativa combinação de literatura e filatelia