OAB/RO entra com pedido de assistência a advogado vítima de ameaça
Segundo informa o advogado, ao entrar numa unidade prisional em Porto Velho, foi surpreendido por um agente penitenciário, com quem já tinha trabalhado antes, que o ameaçou com arma de fogo, sem qualquer motivo justificado.

Maracélia Oliveira e Moacyr Pontes Netto
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) requereu a habilitação como assistente em boletim de ocorrência registrado na 2ª Delegacia de Polícia de Porto Velho, e notícia levada à Ouvidoria da Secretaria de Estado da Justiça em Rondônia (Sejus) por um advogado que afirma ter sido vítima de ameaça com arma de fogo por um agente penitenciário.
Publicidade
Segundo informa o advogado, ao entrar numa unidade prisional em Porto Velho, foi surpreendido por um agente penitenciário, com quem já tinha trabalhado antes, que o ameaçou com arma de fogo, sem qualquer motivo justificado.
O pedido de assistência foi assinado pela vice-presidente da OAB/RO e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) da Seccional, Maracélia Oliveira, e o procurador jurídico da OAB/RO, Moacyr Pontes Netto. Além da assistência, a OAB já requereu ao delegado de Polícia que instaure imediatamente o inquérito e distribua à Delegacia Especializada em Cometidos no sistema penitenciário.
O procurador Moacyr Pontes Netto afirmou que “os fatos ocorridos revelam expressa violação gratuita ao próprio Estado Democrático de Direito, que tem como fundamento o postulado da dignidade da pessoa humana, e demonstram absoluto despreparo por parte do envolvido quanto à observância ao Regime Jurídico Administrativo e aos deveres que devem manifestar para com os cidadãos em geral”.
“Se comprovada, a notícia trazida pelo advogado é assunto da mais alta gravidade, merecedor de rechaço pleno não apenas com representação criminal e administrativa, mas também para que o colega seja desagravado pelo Conselho Seccional. Acompanharemos o inquérito de forma a auxiliar a apuração, pois acreditamos na polícia judiciária rondoniense”, disse a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, complementando que “se comprovados, os fatos configuram violadores das prerrogativas do art. 6º, caput, e parágrafo único, e art. 7º, inc. I, do Estatuto da Advocacia”.
Além da assistência nas apurações, a Comissão de Defesa das Prerrogativas analisará outras medidas para aprovação no Conselho Seccional.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook