Além da atividade esportiva, terá ainda apresentação de bandas locais, aula de fit dance, premiações e brindes. A parte artística será executada em parceria com o projeto Som Livre, da Fundação de Cultura da capital. A caminhada ocorrerá também no Município de Ariquemes.

A ação nacional é promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). A participação no evento é gratuita.

A caminhada será realizada, de forma simultânea, nas cidades de Salvador, Recife, Goiânia, Brasília, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, João Pessoa, Fortaleza, Manaus, Porto Velho, Vitória, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, Campina Grande (PB), São Luís e Porto Alegre.

O médico Thiago Patta esclarece que a ação visa a conscientização da população sobre a importância da atividade física para os pacientes que se submeteram ao tratamento bariátrico, bem como para a população em geral. “Estamos promovendo uma melhor qualidade de vida para as pessoas”, observou.

Dados

Dados fornecidos pelo Ministério da Saúde apontam que a obesidade está presente em 18,9% dos brasileiros, ficando em 5º lugar no ranking mundial. Outro dado alarmante, é que o sobrepeso atinge 54% da população nacional. Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017.