Obrigado, Senhor Macron!

Sua corajosa fala, senhor Macron, contra o presidente do meu país encorajou outros líderes mundiais a discutir a situação desta castigada região

​​​​​​​Professor Nazareno*
Publicada em 29 de agosto de 2019 às 09:01
Obrigado, Senhor Macron!

Senhor presidente da República da França, Emmanuel Macron: Eu, um simples professor da Amazônia brasileira há quase quarenta anos, venho respeitosamente por intermédio destas poucas linhas a fim de lhe agradecer de coração pelas suas atitudes para defender esta região das criminosas queimadas. Tenho um blog com uns dois ou três leitores, sofro de rinite alérgica crônica e tenho um filho asmático. Há muito tempo, senhor presidente, que eu não via o céu de agosto por aqui, que muita gente mentirosa insiste em dizer que é “azul, e será sempre azul”. O nosso céu todos os anos nesta época sempre esteve encoberto por uma densa fumaça cinza que prejudicava a todos. Mesmo nos treze anos de governos da esquerda a tragédia nos acompanhou sem que ninguém neste país tenha feito algo para nos defender. O cu do mundo sofre: tosse, rinite, asma!

Sua corajosa fala, senhor Macron, contra o presidente do meu país encorajou outros líderes mundiais a discutir a situação desta castigada região. Se não fosse o senhor, dificilmente o G7 teria entrado nessa briga. O senhor Jair Bolsonaro com suas falas absurdas incentivou a devastação da Amazônia, todos sabem disto. Permitiu, por exemplo, que se criasse “o Dia do Fogo” lá na BR-163 no Oeste do Pará. E, claro, mentiu descaradamente quando disse em Osaka, na reunião do G20, que respeitaria o meio ambiente só para assinar o acordo MERCOSUL e União Europeia. Enganou todos os líderes do seu continente, já que por aqui demitiu cientistas, diminuiu a fiscalização e deu carta branca para a devastação e a queimada dessa região, como havia prometido na campanha. Não fosse a sua bravura, estaríamos hoje vivendo em um caos muito pior.

O Bozo, senhor Macron, por sua causa, virou de uma hora para outra um ferrenho defensor do meio ambiente. O “Mito” mobilizou nossas despreparadas Forças Armadas para combater qualquer foco de fogo e de fumaça. “Convocava para reunir e reunia para convocar”. Em Porto Velho nunca se viu tanto avião e tanta gente querendo acabar com incêndios. Ele até já disse que vai endurecer a legislação e mandar prender qualquer um que ouse tocar fogo na mata. O resultado disso é que minha rinite melhorou e apesar de ainda ter fumaça, as coisas estão melhorando. Só o cérebro de muitos é que não se ajeita, pois alguns tolos ainda têm um amor louco pelo “Coiso” e o defendem com garra. Quando, de forma deseducada, atingiu a sua nobilíssima esposa foi até aplaudido. Mas está se borrando. Faça mais pressão que ele obedece sem piar.

Senhor Macron, por favor, não incentive o boicote aos nossos produtos nem interfira para que os europeus não ratifiquem o acordo com o MERCOSUL. E outra coisa, a Amazônia é 60 por cento do Brasil. Não interfira na nossa soberania sobre ela, pois com esse susto acho que aprenderemos a cuidar melhor dela. Não mande seus poderosos caças “Dassault Rafale” nem seus submarinos nucleares para nos assustar com seus atômicos mísseis balísticos, pois aqui não aguentamos nem meia hora de guerra. Falta dinheiro para tudo no Brasil, até para a marmita dos recrutas. Estamos na lona. Já entendemos que para se produzir commodities não precisa agredir a natureza nem queimar a Amazônia como sempre fizemos. Pague-nos bem que não incendiaremos mais a maior floresta tropical do mundo. Devia convidá-lo a vir a Rondônia, mas aqui é uma desgraça que não merece sua presença. “Les bresiliéns devraient parler Français”.

*É Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    Ovidio 30/08/2019

    Esse tal de nazareno, me lembra o personagem de triste história do programa de cômico do saudoso Chico Anisio

  • 2
    image
    Chico Bento 29/08/2019

    Hip, Hip, Hurra. Bozo se borrando, esta foi boa. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  • 3
    image
    Telma Rodrigues 29/08/2019

    Comentarista Luiz: A desculpa dos governantes incapazes é sempre a mesma: Culpam seus antecessores pelo estado falimentar em que encontraram o ente que ora governam. Com o incapaz (psicológica e intelectualmente) que vocês colocaram no Planalto, o país anda de marcha-ré. Está sendo pior que o Temer. Como eu gostaria de poder elogiar nosso presidente. Mas é preciso ser idiota ou mal-intencionado para isso.

  • 4
    image
    Negro 29/08/2019

    Professor Nazareno com essa linda e romântica declaração de amor pelo presidente da França Emanuel Macron, ele vai se divorciar da esposa e vai lhe pedir em casamento. O amor é lindo!!!!

  • 5
    image
    Beto 29/08/2019

    VAI PRA FRANÇA PROFESSOR NAZARENTO. AQUI NÃ ÉBOM PRAVOCE, ATÉ PROFESSOR O ESTADO DE RONDONIA, QUE FICA NA AMAZONIA, DEIXOU VOCE SER, JA QUE VOCE INSISTE EM NÃO VOLTAR PARA A SUA LONDRINA (lembra a sua passargada) . ANTES QUE OS SEUS FÃS ME DEMONIZEM JÁ VOU ADIANTANDO, NÃO SOU DA DIREITA NEM NA ESQUERDA, SOU DO BRASIL, SOU DE RONDONIA, NASCIDO AQUI E MEORGULHO DE MINHA TERRA QUERIDA. FORA NAZARENTO.

  • 6
    image
    João Costa 29/08/2019

    Tirando algumas expressões como " O c.. do mundo sofre", digo que é uma boa matéria que retrata a verdade. Dessa vez, parabéns !.

  • 7
    image
    Zely 29/08/2019

    Sai quando sua mudança para a França senhor Professor???

  • 8
    image
    ANTONIO LACERDA DE ASSUNÇÃO 29/08/2019

    Caro Professor, se aqui é uma desgraça, por que o senhor mora aqui, vá pra França !

  • 9
    image
    Luiz 29/08/2019

    Boa nota, a meu ver só faltou discorrer um pouco sobre porque de "Falta dinheiro para tudo no Brasil, até para a marmita dos recrutas. Estamos na lona." Afinal essa foi uma bomba construída pelo desgoverno brasileiro ao longo dos últimos 15 anos.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook