Operação IARA Combate Pesca Ilegal e Apreende Pescado no Rio Madeira
Durante a fiscalização, os tripulantes informaram que estavam praticando pesca no local

Na tarde de ontem, dia 3 de março de 2025, durante a Operação IARA, no período da Piracema (15 de novembro a 15 de março), uma equipe do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) realizava patrulhamento fluvial na calha do rio Madeira, quando abordou uma embarcação do tipo lancha, de cor branca, que seguia em sentido contrário.
Durante a fiscalização, os tripulantes informaram que estavam praticando pesca no local. Ao verificar o interior da embarcação, a equipe encontrou quatro exemplares de Pirarucu (Arapaima gigas), totalizando 125 kg de pescado, com tamanhos variando entre 1,20 m e 1,45 m. A captura da espécie nesse período infringe o Artigo 34 da Lei Federal 9.605/1998, combinado com a Portaria de Defeso 146/2020 da SEDAM.
Além do pescado, foram apreendidos a embarcação e diversos equipamentos de pesca, incluindo os apetrechos de pesca.
Foram aplicadas medidas administrativas aos envolvidos e lavrados os autos de infração. Além disso, foi realizada a doação do pescado apreendido, conforme os trâmites legais.
Diante dos fatos, os responsáveis foram conduzidos à Central de Flagrantes de Porto Velho, onde permaneceram à disposição da Justiça para os procedimentos necessários.
A operação reforça a importância do período do Defeso, essencial para a reprodução das espécies e preservação dos ecossistemas aquáticos. A pesca irregular compromete a sustentabilidade dos estoques pesqueiros e pode gerar penalidades severas para os infratores.
Denúncias sobre pesca predatória podem ser feitas anonimamente às autoridades ambientais e de segurança.
PRF apreende Maconha em veículo de passeio
Droga era levada por dupla de traficantes rondonienses
Chacina em acampamento rural de Porto Velho: Polícia identifica última vítima
No local, seis pessoas foram executadas em uma ação que, segundo as autoridades, foi coordenada e premeditada
Operação Conjunta Combate Invasão e Crimes Ambientais no Parque Nacional de Pacaás Novos e Terra Indígena Uru Eu Wau Wau
A operação teve como foco a fiscalização e patrulhamento preventivo no entorno e dentro da unidade de conservação Floresta Nacional do Pacaás Novos, além da proteção da Terra Indígena Uru Eu Wau Wau
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook