Outubro Rosa: Aprenda a fazer receitas gostosas durante o tratamento de câncer

BP lança guia de receitas voltado para pacientes oncológicos

Assessoria
Publicada em 21 de outubro de 2021 às 10:50
Outubro Rosa:  Aprenda a fazer receitas gostosas durante o tratamento de câncer

Passar por um tratamento oncológico requer atenção a vários aspectos, o que inclui a alimentação. Preparar comidas gostosas, levando em conta as restrições que a doença traz e os efeitos colaterais do tratamento, pode ser um desafio. 

No mês voltado para a prevenção do câncer de mama, duas nutricionistas da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Juliana Machado Zanetti e Erica Line, indicam receitas práticas e nutritivas para inclusão no cardápio. A cartilha completa com as receitas pode ser baixada no site da instituição.

As nutricionistas estão à disposição também para ensinar o passo a passo de cada receita.

Confira abaixo:

Pudim de chia com gelatina natural de framboesa

Ingredientes: gelatina

·        150 ml de purê de framboesa

·        100 ml de água

·        7g de gelatina em pó sem sabor

Ingredientes: pudim

·        400 ml de leite de coco

·        6 colheres de sopa de chia

·        3 colheres de sopa de agave

Modo de preparo: gelatina

Em um processador pequeno, processe as framboesas até que vire um purê. Esquente a água e jogue por cima da gelatina, em seguida, misture até que a gelatina se dissolva.

Misture a gelatina no purê de framboesa e monte no fundo de um potinho. Leve para a geladeira e espere endurecer (aproximadamente 2 horas).

Modo de preparo: pudim

Em um recipiente com tampa, misture o leite de coco, a chia e o agave. Feche o recipiente e chacoalhe bem.

Retire da geladeira o potinho com a gelatina de framboesa e complete com o pudim de chia.

Retorne para a geladeira por 4 horas.

Retire da geladeira e sirva.

Mini cupcake colorido de beterraba e suco de limão

Ingredientes:

·        2 ovos

·        3 colheres (sopa) de óleo

·        1 xícara (chá) de beterraba crua picada

·        1 e meia colher (sopa) de suco de limão

·        Raspas da casca de 1 limão

·        Meia colher (sopa) de essência de baunilha

·        Meia xícara (chá) de açúcar demerara

·        Meia xícara (chá) de Aveia em Flocos Finos

·        Meia xícara (chá) de farinha de trigo

·        1 colher (chá) de cacau em Pó

·        1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo

Em um liquidificador bata os ovos, o óleo, a beterraba, o suco, as raspas de limão e a essência de baunilha até obter uma mistura homogênea.

Despeje em um recipiente e adicione o açúcar, aveia, a farinha de trigo, o cacau em pó e o fermento e misture bem.

Coloque a massa em forminhas de papel ou de silicone enchendo-as até a metade, em seguida coloque dentro de formas para empada ou em assadeiras próprias para cupcake.

Leve para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.

Rabanete assado com molho de mostarda

Ingredientes

·        1 maço de rabanete (cerca de 10 unidades)

·        1 colher (chá) de mostarda de Dijon

·        Azeite a gosto

·        Cebolinha fatiada a gosto

·        Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta).

Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca dos rabanetes sob água corrente. Seque, descarte os cabinhos e corte os rabanetes ao meio. Unte uma assadeira grande com azeite, disponha as metades de rabanete com a parte cortada para baixo, regue com mais azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Leve ao forno para assar por 15 minutos. Com uma espátula, vire os rabanetes e deixe assar por mais 5 minutos para dourar por igual. Enquanto isso, misture a mostarda com ½ colher (chá) de azeite.

Transfira os rabanetes assados para uma tigela e misture, ainda quente, com a mostarda. Decore com a cebolinha picada e sirva.

 

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo 

Reconhecida pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde privado que compõe o grupo de 6 instituições de excelência brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Saúde e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), realizando projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e de assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o País. 

Os serviços da BP são oferecidos por meio de 4 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São mais de 7.000 colaboradores e 4.000 médicos atuando em 3 unidades na cidade de São Paulo, sendo 2 no bairro da Bela Vista, onde são ofertados serviços privados, e 1 no bairro da Penha, onde são oferecidos serviços privados e também para clientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

As marcas comerciais operadas pela BP são: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook