Painel Paragens do Poente Amazônia é inaugurado na sede do Tribunal de Justiça de Rondônia

Arte feita em azulejos representa símbolos da Justiça interligados com a Floresta Amazônica

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 29 de março de 2023 às 17:56
Painel Paragens do Poente Amazônia é inaugurado na sede do Tribunal de Justiça de Rondônia

Durante os últimos retoques na obra de arte, o artista plástico Arthur Grangeia falou da emoção de ver o painel de pé. “Foi super gratificante ver a criação sob essa perspectiva, pois ela é concebida na posição horizontal e, quando está tudo montado, realmente superou as expectativas”, afirmou. A obra, que fica aberta ao público da cidade de Porto Velho, foi instalada em frente à sede do Poder Judiciário, numa cerimônia breve e repleta de significados, a qual marcou o encerramento das comemorações dos 40 anos de Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

O presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, conduziu a solenidade, que ocorreu no final da manhã desta quarta-feira, 29, com a presença de autoridades dos Três Poderes e convidados especiais. Servidores(as) e magistrados(as) prestigiaram o descerramento que revelou ao público o painel, de cerca de 24 metros quadrados. Elementos simbólicos da paisagem amazônica, como o pirarucu, a canoa e as árvores foram integrados ao ícone do Real Forte Príncipe da Beira e da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, adornos à paisagem do poente, que mescla, ainda, insígnias da Justiça como o tradicional martelo e a representação da Deusa Themis. O mosaico foi pintado à mão em São Paulo e montado pela equipe de Engenharia do TJRO. Ao fazer os últimos retoques, quatro signos foram pintados pelo artista plástico, representação dos Selos Diamantes conquistados pelo TJRO nos últimos quatro anos consecutivos.Square 3x31

A obra de arte foi doada ao Tribunal de Justiça e fica aberta à visitação no jardim do TJRO, na Rua José Camacho, 585, Bairro Olaria. Uma placa marca a entrega histórica, que, integrada à paisagem urbana de Porto Velho, faz alusão à parte significativa do Hino de Rondônia: “Quando nosso céu se faz moldura, para engalanar a natureza, nós, os bandeirantes de Rondônia, nos orgulhamos de tanta  beleza”.

Para Arthur Grangeia, o grande desafio foi capturar o simbolismo do Estado e o simbolismo da Justiça, harmonizando os elementos num quadro representativo do local e da história que é contada nesses 40 anos. “A Justiça está dentro e em volta de todos(as)”, afirmou, ao ressaltar que a obra tem significados únicos para cada um que vê a obra”.

Ao lado do governador do Estado,  Coronel Marcos Rocha e da primeira-dama Luana Rocha, o presidente Marcos Alaor agradeceu à presença de todo(as). O magistrado evidenciou a parceria com o Poder Executivo, essencial para os resultados positivos alcançados pela instituição nos últimos anos. O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Antonio Robles e Decano do TJRO, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, assim como outros membros da Corte Estadual prestigiaram a solenidade. Os dois chefes de poderes, o artista, a juíza Euma Tourinho, presidente da Associação dos Magistrados (Ameron), e Gislaine Caldeira, presidente do sindicato dos servidores, revelaram a obra aos presentes.

Princípio da igualdade

painelinaugura4

É tradição nas obras de Arthur Grangeia, que algo seja “escondido” nos painéis que produz. O presidente revelou que, dentre os diversos elementos simbólicos que compõem a obra, alguns representam algo que é muito caro para o Estado Brasileiro e também para o Poder Judiciário, que são aqueles que simbolizam o princípio da igualdade. “Esse é o enigma da obra, é algo para ser descoberto pelas pessoas que apreciam”, afirmou o desembargador Marcos Alaor.

Natureza, preservação e Justiça

painelinaugura5

O artista destacou que a figura principal do painel é a natureza, pela representação da floresta, buscou a identidade de Rondônia e todo o país, de modo que os signos que compõem o mosaico, representam toda a justiça que está em volta. “A natureza é algo rico do Estado e de todo o país, é uma identidade permanente, e a gente deve lutar muito para proteger isso tudo”, afirmou. Segundo ele, a obra de arte tem referências da fauna e da flora e a Justiça que está em volta disso, e muito simbolismo do Judiciário, e da importância que tem, presente em todo momento no painel.

Nesse mosaico feito poeta visual, como destacou o presidente, há um reconhecimento dos valores que devem ser preservados pelos próximos 40 anos. “Foi algo feito com o coração, que é uma doação do Arthur e do Tribunal de Justiça ao povo de Rondônia”, afirmou o desembargador Marcos Alaor.

Retoque final

painelinaugura6

“É uma alegria incrível”, disse Arthur. O artista deu o retoque final à obra após o descerramento do painel, com a inclusão de quatro ícones que simbolizando diamantes, em alusão à quarta conquista consecutiva do TJRO no Selo CNJ de Qualidade, com a premiação máxima dada aos tribunais brasileiros.  Após fotos e cumprimentos, os convidados seguiram para o hall do quinto andar do Tribunal de Justiça, para a continuidade da cerimônia histórica.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook