Passarela do Espaço Alternativo concorrerá a prêmio na Bienal de Arquitetura, no Equador
Ainda conforme o arquiteto, o sucesso da passarela com a aceitação popular foi o maior incentivo para inscrevê-la na Bienal.
Após despontar como um dos principais cartões postais de Rondônia, a passarela do Novo Espaço Alternativo, em Porto Velho, concorrerá ao prêmio de melhor projeto de Arquitetura em uma das categorias da XXI Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito, no Equador. O evento ocorrerá de 19 a 23 de novembro, sendo considerado um dos mais importantes do continente americano. Participam da Bienal países das Américas Central, Latina, do Norte e do Sul.
A passarela é parte do projeto do Novo Espaço Alternativo, construído pelo governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos, ao longo da avenida Jorge Teixeira, com a extensão de 2,5 quilômetros, no trecho entre o Hospital de Base e o Aeroporto Governador Jorge Teixeira.
O arquiteto Lorenzo Max Gvozdanovic Villar, do DER, autor do projeto, foi quem o inscreveu na categoria Projeto Urbano e Design da Paisagem por entender que o Espaço Alternativo cumpriu seu papel social de espaço público ao agregar toda a comunidade de Porto Velho em torno dele. “É uma intervenção urbana de grande alcance onde a população despertou novamente seu orgulho para nossa terra de Rondônia, elevando sua auto estima e elegendo este espaço como representante do novo espírito da cidade”, afirmou.
Ainda conforme o arquiteto, o sucesso da passarela com a aceitação popular foi o maior incentivo para inscrevê-la na Bienal. Ressaltou que o ambiente é um dos principais pontos de encontro da cidade, no qual estima-se que cerca 50 mil pessoas visitam o local aos finais de semana para a prática de atividades esportivas, além de encontros, passeios e comemorações.
Para o diretor-geral do DER, Luiz Carlos Katatal, a Bienal será oportunidade de mostrar Rondônia para o mundo, em especial a cidade de Porto Velho. “Críticos de arquitetura, autores, profissionais e academias estarão analisando o projeto da passarela que atendeu as exigências dos organizadores do evento e ficará exposta ao universo da arquitetura americana.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook