Pesca esportiva está proibida pelo novo Decreto 25.138 e sujeita à fiscalização da Polícia Ambiental
Segundo o coordenador de Proteção Ambiental da Sedam, Marcos de Souza Trindade, a pesca esportiva, praticada de maneira recreativa e amadora, está totalmente proibida.
Para orientar o setor pesqueiro, clientes e alunos do ramo, quanto às recomendações, proibições e fiscalização da atividade, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) alerta que a pesca esportiva é um dos segmentos proibidos durante este período de pandemia do novo coronavírus no estado.
O Decreto nº 25.138 de 15 de junho de 2020, determinando o distanciamento social controlado para prevenção à Covid-19, especifica os critérios para organizar a realidade instalada atualmente em Rondônia, sendo considerada a reabertura do comércio e liberação de determinadas atividades.
Segundo o coordenador de Proteção Ambiental da Sedam, Marcos de Souza Trindade, a pesca esportiva, praticada de maneira recreativa e amadora, está totalmente proibida.
“A permissão neste período é apenas para a pesca profissional, pesca para a subsistência e pesca artesanal (segmento da agricultura familiar), desde que se respeitem as recomendações”, declarou.
FISCALIZAÇÃO
Trindade adverte que, como a pesca de lazer está proibida conforme a legislação vigente, a fiscalização é feita via fluvial em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental. “São eles que tomarão as medidas cabíveis, lavrando Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), notificando o cidadão infrator e conduzindo os responsáveis pela infração para que se retirem do rio ou local onde o ato esteja sendo praticado”.
A medida pode ser conferida no novo decreto de 15 de junho, em sua página 2, que acrescenta a alínea “c” ao inciso II do artigo 3º do Decreto 24.049/2020, proibindo a pesca esportiva.
Rondônia tem hospital de campanha com estrutura permanente para combater a Covid-19
Hospital de Campanha de Rondônia possui 12 leitos de tratamento intensivo para atender pacientes com Covid-19
Declaração do IR de anos anteriores também pode ser enviada à Receita
Contribuinte deve baixar o programa do ano que deseja declarar
Vigilância Sanitária constata irregularidades em grandes clubes do RJ
CTs de Botafogo, Flu e Vasco têm falhas na prevenção à covid-19
Comentários
Isso é muito boa essa proibição da pesca esportiva ao ar livre e bastente sol e natureza, legal pela proteção aos peixes para não serem infectados pelo conrona virus e passar para outros peixes isso mostra a preocupação com setor pesqueiro, kkkkkkkkkk.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook