Pescadores são orientados sobre prevenção ao câncer de próstata

50 homens foram encaminhados para consultas médicas no CEM

Decom Ji-Paraná/Foto: André Negrete
Publicada em 18 de novembro de 2022 às 16:50
Pescadores são orientados sobre prevenção ao câncer de próstata

Membros da Colônia dos Pescadores Z-9, no 1º distrito, foram orientados com uma ação de conscientização da Campanha Novembro Azul, mês de prevenção e combate ao câncer de próstata, promovida nesta quinta-feira (17), pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Educação Permanente (DEP) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Foram realizadas palestras sobre a prevenção ao câncer e a promoção da saúde do homem, aferição da pressão arterial e de glicemia capilar. Durante a ação, 50 homens foram encaminhados para consultas com urologista no Centro de Especialidades Médicas (CEM). A iniciativa contou ainda com o apoio da Universidade Paulista (Unip).

“Nosso propósito, com esse atendimento, foi promover a saúde do homem e levar o máximo de informações possíveis aos pescadores, esclarecendo mitos sobre o câncer de próstata. Ressaltamos, entre outros assuntos, a importância do diagnóstico precoce”, explicou Débora Alencar Lucas Sampaio, diretora do DEP da Semusa.

Se for detectado precocemente, o câncer de próstata tem índices de cura superiores a 90%. A recomendação dos profissionais da Saúde é de que homens, a partir dos 45 anos de idade, façam o exame regularmente.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook