Resenha Política, por Robson Oliveira

Lamento, todavia, que a mesma Ordem que o indicou para julgar e organizar as eleições tenha sido a que soltou uma nota tresloucada dando razão aos extremados que questionam a lisura das urnas sem apresentar uma mísera prova

Robson Oliveira
Publicada em 18 de novembro de 2022 às 11:42
Resenha Política, por Robson Oliveira

GOLPISTAS 

Embora a turma que patrocina a permanência das pessoas nas frentes do quartéis do Exército saiba que os protestos antidemocráticos não vão dar em nada, uma vez que a Justiça Eleitoral já marcou a diplomação de Lula e nada vai impedir que a sessão seja realizada, a maioria dessas pessoas está sendo usada para algo que não se realizará e todos vão ter que retornar para suas casas mais uma vez derrotados.  

SUPORTE 

Quem ouve com isenção os discursos dos golpistas com objetivo de manter acesa a chama golpista percebe que até eles dão sinais de esmorecimento e à medida que os dias passam e nada acontece (e não vai acontecer) apelam para fakes e desenham cenários políticos irreais. O patrocínio do regabofe e da estrutura que dá suporte ao movimento começa a ser investigado e contas começam a ser bloqueadas. Em Rondônia, empresas e empresários estão sendo identificados e vão ter que prestar esclarecimentos à justiça. Cedo ou tarde.  

RUPTURA

Os intolerantes que engrossam este movimento contra a democracia e o estado de direito, em todo o país, apelaram para atos violentos e ameaçaram contra quem critica a insana proposta de ruptura constitucional.  Nesta sexta-feira, em pelos menos quatro cidades rondonienses, a Br 364 voltou a ser interditada impedindo o direito das pessoas de ir e vir. Atos patrocinados por empresários golpistas, entre eles madeireiros. Já passou a hora do estado por um fim na esculhambação e impor a ordem que eles tanto fazem alusão. Não é um movimento lícito (precisamos sempre lembrar) porque propõe ruptura constitucional e descumprimento das normas eleitorais para que impeçam o vencedor das eleições assumir as funções para qual foi eleito.

ATENTADO 

Na capital, depois de expor sua linha editorial sobre as eleições, o site Rondoniaovivo foi alvo de uma retaliação gravíssima com um verme uniformizado de meliante atirando contra as portas de vidro do site, na calada da noite. Esses radicais são bandidos traiçoeiros e uma investigação bem-feita e isenta (verificando todas as câmeras das ruas paralelas que acessam ao site) descobrirá a identidade do meliante, bastando ver  a placa do veículo que transitou naquelas horas por todas as ruas que desembocam no local dos tiros. É um atentado que não pode deixar de ser desvendado devido a sua extensão contra o estado de direito e a liberdade de imprensa. Apesar de que tais ameaças não amordaçarão a imprensa livre e crítica. A coluna aproveita para se solidarizar com o site e para elogiar o jornalismo sério e firme que tem praticado na cobertura do movimento golpista.  

REGRA 

Quem se candidata a uma eleição aceita expressamente ou tacitamente as regras que normatizam o processo eleitoral. O mais votado, aqui e alhures, por estas regras, é declarado vencedor. Os insurretos do movimento golpista querem subverter esta regra e impedir o vencedor de assumir as funções para que foi eleito pela maioria da população. Imagina, agora, impedir quem obteve sessenta milhões de votos, dois milhões a mais que o concorrente, de assumir o cargo. Não se sustenta, caso o declarado eleito fosse o que perdeu, aí sim, o movimento teria legitimidade. Inverter a regra é coisa de maluco. Espero que na Copa ninguém queira se aventurar numa maluquice dessas. Embora já tenha sido tentado no torneio mundial de 1982 - exatamente por um Sheik, na Espanha.  

COP 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, é um dos signatários dos compromissos assumidos pelo consórcio amazônico com as questões climáticas na COP que está sendo realizada no Egito. Ao que parece é uma mudança substancial de atitude do governador em relação ao seu primeiro mandato que evitou coibir a extração ilegal de madeira e a garimpagem no leito do Madeira. Ao assinar a carta dos governadores da Amazônia Legal, Rocha sinaliza estar atento ao novo governo Lula que assume em janeiro anunciando combater o desmatamento, o garimpo e a invasão nas áreas de reservas e proteção ambiental. Pode ser que para o público rondoniense o governador negue o alinhamento, mas na prática vai ser monitorado e cobrado por todos para que faça o segundo governo respeitando os compromissos com a sustentabilidade. Quem viver testemunhará.  

CONTRAMÃO 

Rondônia tem registrado um aumento de crimes ambientais de toda natureza nos últimos quatro anos, especialmente criando leis inconstitucionais (todas derrubadas no STF) contra a preservação e contra as reservas dos povos originários. Com o país voltando a ser protagonista mundial em defesa da Amazônia e das suas florestas, rios e reservas, as autoridades estaduais vão ser compelidas a mudar a forma com que maltratam nossas riquezas ambientais. A Sedam, órgão que anda sumido e sem funções nos últimos anos, vai ter que cumprir com a lei para ressignificar sua atuação, caso contrário, quem por ela estiver respondendo, sofrerá as consequências dos órgãos de controle.  

HOMENAGEM 

A despedida do advogado Clênio Amorim da condição de juiz eleitoral representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia, na última quarta-feira, foi muito prestigiada em razão da competência com que o colega advogado exerceu com esmero as funções de membro da Corte Eleitoral. Clênio sempre foi um profissional refinado intelectualmente e de uma correção ética inigualável. Soube como nenhum outro dar conta do riscado. Todas as homenagens recebidas são poucas pelo tamanho da pessoa que é.  

DIVERGÊNCIAS  

Lamento, todavia, que a mesma Ordem que o indicou para julgar e organizar as eleições tenha sido a que soltou uma nota tresloucada dando razão aos extremados que questionam a lisura das urnas sem apresentar uma mísera prova. Apesar do constrangimento, Clênio Amorim foi um grande mestre nessas eleições ao julgar os casos mais complexos, inclusive abrindo divergências que posteriormente os membros da Corte Superior lhes deram razão.  

TEMPORAIS 

Com o início do período de chuvas torrenciais em Rondônia, com reflexos em todas as áreas e segmentos, a Energisa realizou o primeiro seminário abordando as mudanças climáticas por impactar nos trabalhos da empresa, em particular em razão das ventanias e descargas atmosféricas. O evento, destinado a jornalistas, reuniu engenheiros da companhia e representantes da Defesa Civil, que relataram os planos de contingência para minimizar os danos dos temporais. A previsão do INPE para dezembro e janeiro é de chuva acima da média para Rondônia.  

RAIOS 

Outra preocupação que os temporais trazem é a quantidade de raios que caem na capital e interior do estado e que este ano aumentou assustadoramente, em comparação ao mesmo período de 2019. E são as descargas elétricas as principais responsáveis pela interrupção do fornecimento de energia. O problema também vem sendo amenizado pelos investimentos que a empresa fez em tecnologia e aumento de equipes que atuam diretamente nas manutenções. Todas as ações preventivas para melhor atender o consumidor foram possíveis devido à capacitação dos colaboradores que receberam quatrocentas mil horas de especialização e treinamentos. A meteorologia é usada pela Energisa como fonte essencial para os diversos cenários que a empresa utiliza no seu planejamento preventivo.  

ESTRATÉGIA 

A empresa, por várias vezes criticada pela imprensa, inclusive esta coluna, mudou sua estratégia de comunicação e tem revelado ações sociais que beneficiam a população, bem diferente de quando começou a explorar o nicho do fornecimento da energia em Rondônia, após vencer o certame licitatório. É uma mudança que merece aplausos porque visa retribuir à população mais carente parte do que fatura com o produto e o faz de forma bem transparente, mostrando que a empresa possui estratégia empresarial, compromisso com o social e uma governança em sintonia com Rondônia.  

 CUSTOS

Há também muita exploração política sobre os custos pagos pelos consumidores (embora altos), mas poucos sabem que o grosso do que é arrecadado é destinado a geradora da energia elétrica e para a transmissora. E os preços por kilowatt aumentam conforme são majorados os insumos e o custo Brasil, uma vez que é a economia e o órgão regulador que definem o que será cobrado na ponta. Como a economia anda capenga com extrapolação do teto orçamentário os aumentos tarifários serão inevitáveis.  

Comentários

  • 1
    image
    José Augusto Cavalcante 21/11/2022

    Só narrativas de golpe. A mesma ladainha. Leviendades...

  • 2
    image
    janatan igreja 18/11/2022

    Caro Robson é um previlégio ler essa sua coluna. Informaçoes imparciais e sempre atualizadas. Parabens

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook